BandNews FM
Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno
Por conta da pandemia da Covid-19, bancos de leite que precisam de 70 litros por semana, na verdade, registram essa quantidade por mês
Com a proposta de incentivar o aleitamento materno, a campanha Agosto Dourado acontece por todo o Brasil acompanhado de ações em hospitais para promover informação sobre o tema. É o caso do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, que também trabalha com essa conscientização ao longo do mês.
Por conta da pandemia da Covid-19, o tema é ainda mais necessário: desde o ano passado, os bancos de doação de leite sofreram queda significativa. São necessários 70 litros semanais para atender às demandas dos pacientes das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), mas com a queda, essa é a média registrada durante um mês inteiro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De janeiro a julho deste ano, o banco contou com 236 doadoras, coletando 455 litros de leite humano, que atendeu 257 recém-nascidos internados nas UTINs da unidade.
O leite humano é a principal fonte de alimento do recém-nascido e é fator determinante para o desenvolvimento saudável das crianças, além de ajudar a reduzir as taxas de mortalidade infantil.
O atendimento é de forma presencial por meio de agendamento, das 8h às 17h, todos os dias da semana. A coleta também pode ser feita pela equipe da instituição na residência da lactante, toda quinta e sexta-feira. Para agendar é preciso entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151.
Na BandNews FM, a coordenadora de enfermagem do Banco de Leite Humano do Himaba, Gisele Helena Silva, incentiva a doação de leite materno e a amamentação. Acompanhe:
