fbpx

TV Capixaba

Quedas dentro de casa são a principal causa de lesão em idosos

Cerca de Metade da População com Mais de 65 Anos Enfrenta Episódios de Quedas, Sendo que 70% Dessas Ocorrências Acontecem no Ambiente Domiciliar

Publicado

em

No último dia 26, o arcebispo emérito de Mariana e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, faleceu aos 81 anos. O capixaba estava participando de um retiro no Pará quando sofreu uma queda e fraturou o fêmur. Ele foi internado na região, mas durante a transferência para Vitória, teve uma parada cardíaca e não resistiu. O caso de Dom Geraldo reacende um alerta para os riscos de fraturas graves e complicações após quedas, especialmente em idosos.

Segundo estimativas da Associação Médica Brasileira (AMB), aproximadamente metade da população com mais de 65 anos enfrenta episódios de quedas a cada ano, sendo que 70% desses acidentes ocorrem no ambiente domiciliar. Em geral, as razões por trás desses números estão relacionadas às condições físicas do ambiente e à saúde dos idosos. A médica Suzane Fardin explica como é possível prevenir esse tipo de acidente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Quando a lesão é grave, a cabeça é a parte do corpo mais atingida, seguida pelos membros superiores e, em seguida, o tórax. Quedas são responsáveis por 74% das fraturas de fêmur”, alertou.

Receba os destaques do Estúdio 360 no grupo do programa.

ASSISTA: