TV Capixaba
Por que o Brasil demora tanto para realizar um julgamento? Entenda
Após 10 anos do crime que resultou na morte do cinegrafista Santiago Andrade no Rio de Janeiro, a Justiça determinou a pena final para o acusado Caio Silva de Souza
Nesta semana, o artesão Caio Silva de Souza, acusado de ter acendido o rojão que provocou a morte do cinegrafista Santiago Andrade no Rio de Janeiro, foi condenado a 12 anos de prisão. O julgamento ocorreu dez anos após o crime. O outro acusado, o tatuador Fabio Raposo Barbosa, foi absolvido. A discussão que surge é: por que tanta demora para um julgamento? Cada crime tem um tipo de “rito” diferente. Aqueles crimes que vão para o júri popular por motivo de perda de vida normalmente são os mais demorados, ficando anos na justiça para serem julgados.
Três aspectos são fundamentais para aumentar a velocidade dos processos: investimento na tecnologia com audiências virtuais, aumento do período de funcionamento dos tribunais e número de concursos públicos para aumentar o número de juízes. O advogado criminalista Rivelino Amaral explica que a justiça brasileira está sobrecarregada e por isso, existe tamanha demora.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
ASSISTA:
