fbpx

Solidariedade

Mais de 6,6 mil fraldas são arrecadadas em trote solidário

As fraldas arrecadadas pelos novos estudantes da Emescam serão destinadas à clínica de fisioterapia e à Pró-Matre de Vitória

Publicado

em

fraldas

Fátima Naccari, chefe do Serviço Social da Santa Casa de Vitória, recebeu as fraldas. Foto: Divulgação

Os novos estudantes da Emescam participaram de uma gincana solidária para arrecadar fraldas infantis e geriátricas como parte do trote solidário da instituição. As arrecadações começaram no dia 25 de julho e foram arrecadadas mais de 6,6 mil fraldas, de 73 pacotes de lenços umedecidos. O projeto promove solidariedade e trabalho em equipe entre os calouros, além de contribuir significativamente para a comunidade local.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os estudantes se organizaram em grupos e utilizaram as redes de contatos para divulgar a campanha e coletar doações. Esta é a segunda edição do projeto neste ano, sendo que a primeira ocorreu no início de 2024, quando foram arrecadadas mais de 4 mil fraldas e lenços umedecidos. A meta agora é superar esse número e beneficiar ainda mais pessoas.

As fraldas arrecadadas serão destinadas à clínica de fisioterapia e à Pró-Matre de Vitória, instituições que têm uma demanda constante por esses itens. É importante destacar que 92% dos atendimentos realizados são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo muitas mães que chegam sem o enxoval do bebê. A necessidade de fraldas é contínua e fundamental para o cuidado diário dos pacientes.

“A gente recebe com grande alegria essas doações. A ação significa a participação dos alunos no futuro dos bebês que nascem aqui conosco. Nossa maternidade é de porta aberta, ou seja, boa parte das mães que nos procuram não tiveram oportunidade de realizar um pré-natal, um chá revelação ou mesmo não conseguiram se preparar para a chegada do bebê”, ressalta Dra. Rosani Caiado, diretora técnica da Santa Casa de Vitória Unidade Pró-Matre.

A gincana solidária não apenas promove a integração dos calouros, mas também destaca o compromisso da Emescam com a responsabilidade social e o apoio à comunidade. “O profissional de saúde que já inicia a sua trajetória sabendo dos desafios que irá encontrar ao longo da carreira saberá como lidar melhor com o público e com a realidade da população. Muitas mães não têm nem mesmo uma roupa para que o bebê saia da maternidade. Por isso, essas doações são de extrema importância e ajudam a transformar vidas”, diz Rosani.

Além disso, é importante observar que desses 92% de atendimentos que são do SUS, muitos pacientes têm algum tipo de necessidade: fralda, roupa, orientação ou tratamento. A gincana para arrecadar fraldas alivia um alto custo que a maternidade teria e permite à instituição investir esse dinheiro em outras melhorias, como reformas e compra de equipamentos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui