Solidariedade
Festa da Penha: devoto confecciona 5 mil lanternas para Romaria
Drausio produz as luminárias há 26 anos e diz que pretende fazer isso até o dia em que morrer

Romaria dos Homens 2022. Foto: Thiago Soares/Procissão Fotográfica/Reprodução
Há 26 anos, o comerciante Drausio Gomes da Silveira mantém uma tradição viva: confeccionar e distribuir gratuitamente as luminárias utilizadas durante a Romaria dos Homens, que faz parte da Festa da Penha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com uma trajetória de fé, ele conta que começou a fazer as velas quando tinha por volta dos 40 anos e desde lá nunca mais parou. “Comecei em 98 quando vi um pessoal vendendo numa embalagem de papel. Tentei fazer com plástico e no primeiro ano, foram 3.006 luminárias produzidas”, lembra ele.
Para a 453ª edição da Festa da Penha, Drausio diz que já confeccionou cerca de 4300 peças, mas que pretende distribuir mais de 5 mil luminárias para os romeiros que irão caminhar ao longo dos 14 quilômetros da romaria, que acontece no dia 15 de abril.
De acordo com o comerciante, ele recebe tantas doações que só precisa se preocupar com a mão de obra para confeccionar as lanternas. “Graças a Deus recebo as velas, garrafas e até ajuda no transporte. Só faço a mão de obra”, conta Drausio.
O comerciante pede doações de garrafas PET de 2 litros para servir como base das luminárias, e velas número 4 ou 5, que sejam novas para que durem até o fim do percurso. Quem tiver interesse em fazer doações, pode entrar em contato por meio do telefone (27) 99615-1945.
No sábado, dia da Romaria, Drausio leva todo o material das luminárias produzidas para a Catedral de Vitória, ponto de partida da caminhada, para distribuir aos fiéis que quiserem participar da festa.
FESTA DA PENHA
Principal festa religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha 2023 chega com o tema “Com Maria, Chamados a Servir”. A Festa acontece entre os dias 9 e 16 de abril, e no dia 17, que é o Dia de Nossa Senhora da Penha, acontece a Missa de Encerramento.
A edição de número 453 irá abordar temas como batismo, matrimônio, vida religiosa, ministério de catequistas, e contará com missas diárias, corrida, shows nacionais e muita fé.
