fbpx

Solidariedade

Encontro de Brechós com participação do Asilo de Idosos fomenta moda sustentável

a 5ª edição do Encontro de Brechós acontece nesta quarta-feira (23), das 07 às 19h, em Jardim da Penha, Vitória

Publicado

em

Asilo de Idosos de Vitória. Foto: Elizabeth Nader

Peças de diversos modelos estarão expostas para todos os gostos e manequins durante a 5ª edição do Encontro de Brechós que vai acontecer em Jardim da Penha, Vitória, na próxima quarta-feira (23), das 07 às 19h. O evento terá a participação do “Cabide do Bem”, lojinha que pertence ao Asilo de Idosos de Vitória, e marca a ascensão da moda circular, mudando o paradigma tradicional linear de produção, consumo e descarte. Essa tendência da moda está abrindo espaço para o modelo mais sustentável e consciente de roupas e acessórios.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os brechós se tornaram mais do que meros locais de roupas usadas e se transformaram em plataformas para a reutilização, reciclagem e revenda de vestuário. A moda circular abrange uma série de práticas, incluindo o “upcycling” (transformar materiais descartados em produtos de maior valor).

Além da contribuição ao meio ambiente e todas as questões sustentáveis, os brechós também são uma ótima e valiosa opção de fonte de renda para instituições como o Asilo. Ao receber doações de roupas, acessórios e outros itens de moda, a instituição pode vender em sua lojinha ou em oportunidades como o Encontro de Brechós. A renda ajuda a financiar seus gastos, programas e serviços destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas em vulnerabilidade social.

A colaboração entre brechós e instituições sociais também tem um impacto mais amplo. Ela promove a conscientização sobre as necessidades daqueles que são atendidos por essas instituições e pode incentivar a comunidade a se envolver de maneira mais significativa por meio de doações, voluntariado e apoio contínuo. Portanto, não é uma simples compra e venda de roupas, vai muito além disso.

O envolvimento da sociedade no circuito dos brechós é um lembrete poderoso de que a moda circular fomenta uma cadeia de eventos positivos que afetam diretamente a sociedade, unindo o mundo da moda à responsabilidade social de uma forma tangível, segundo avalia Anette Musso, relações institucionais do Asilo e organizadora da ação.

Como resultado, cada compra feita em um brechó não é apenas uma escolha de moda, mas também uma ação que impacta positivamente a vida dos mais necessitados.

Participe:

  • Local: Jardim da Penha, Rua Francisco Eugênio Mussielo, 1080 (no Conjunto dos Estados – próximo a pracinha do supermercado Epa)
  • Horário: 07 às 19h

Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui