Solidariedade
Descubra os benefícios do trabalho voluntário
Você já parou para pensar que ajudando o próximo você pode ajudar a si mesmo?

Doação. Foto: Alexandre Raths/Ministério da Saúde
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Você já pensou o quanto pode ser gratificante doar algumas horas de dedicação para ajudar os outros? No serviço voluntário, quanto mais você se doa, mais recebe um retorno — seja pelos resultados, seja pela satisfação e carinho que você recebe em troca. Diversos estudos indicam que agir em benefício alheio tem efeitos psicológicos positivos, ainda mais se a atividade é continuada. Fazer doações também traz mais felicidade.
“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá”. A frase, de Madre Teresa de Calcutá, revela bem o sentimento de pessoas que decidem dedicar um pouco do seu tempo, um pedacinho de sua vida, a se doar. Essa é a essência do trabalho voluntário. Atualmente a vida de todos é extremamente corrida. Mal temos tempo para nós, quem dirá para os outros. Então, raramente pensamos ou colocamos na nossa lista de desejos realizar um trabalho voluntário.
Bem, talvez seja a hora de mudar isso. Você já parou para pensar que ajudando o próximo você pode ajudar a si mesmo? O nosso organismo reage a boas ações de forma positiva. Dessa forma, os benefícios do trabalho voluntário vão muito além de apoiar o próximo. Pode acreditar, a ajuda o outro melhora a nossa saúde e isso já foi comprovado cientificamente. Pesquisas mostram que o trabalho voluntário ajuda na saúde física e mental.
Esse é o caso da voluntária Daniela Lacerda. Após cair em uma profunda depressão em razão da morte da mãe, ela encontrou no “Corrente do Bem” a força para se reerguer. Foi ainda no início da pandemia do coronavírus, em 2020, que o projeto surgiu com pequenas ações. “Eu vi que podia fazer a diferença na vida de pessoas que precisavam e muito. Eu vi crianças comendo lixo. É uma realidade muito triste. Eu chegava em casa e chorava. Agora eu transformo essa tristeza em força para ajudá-los”, lembra Daniela.
O psicólogo Alexandre Brito comenta que o voluntariado é uma troca de experiências. Todas as pessoas envolvidas no processo são beneficiadas. A vivência é um aspecto único, que mexe no cerne da nossa humanidade: a ajuda ao próximo. A satisfação em ajudar o outro necessitado reduz o estresse e libera neurotransmissores que elevam a sensação de bem estar. A pessoa exercita a simpatia, empatia e a compaixão.
“Você leva não apenas alimento ao corpo, mas também à alma. É dar um pouco de você para o outro, doar essa força, estender a mão. Ajuda a construir experiências valiosas. Você cuida do outro e isso te leva a cuidar de si mesmo. Pode, e muito, ser um suporte contra a depressão aliado ao tratamento profissional. Ajuda a ter um propósito e dar sentido para as coisas da vida”, diz o psicólogo.
Para Alexandre, os benefícios do trabalho voluntário são inúmeros e podem auxiliar até mesmo no mercado de trabalho. É onde a pessoas desenvolve empatia e estimula a compaixão. Mas também melhora a autoconfiança e autoestima. Aumenta ainda as habilidades de comunicação e relacionamento. Participar de programas de voluntariado é uma experiência única, entretanto, é necessário que tudo seja feito com responsabilidade e consciência. Se você quer embarcar nessa jornada de aprendizado, escolha a causa que mais te motiva trabalhar e caia com amor e dedicação nesse projeto.
