Solidariedade
Conectando NecessidadES: app facilita doações para instituições
A ideia é fortalecer o espírito de colaboração, transformar a sociedade e contribuir para um mundo melhor e mais justo
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Fim de ano. Você costuma limpar armários e separar aquilo que não vai mais usar? Já tem ideia para quem vai doar? Não? O Conectando NecessidadES conecta instituições beneficentes sérias e com necessidades a pessoas que querem ajudar. Cada organização tem uma demanda diferente, mas no geral aceita-se doações em dinheiro, fraldas, alimentos, móveis, eletrodomésticos, roupas e tantas outras coisas. E você pode localizar as instituições que quer contribuir via smartphone. A ideia é fortalecer o espírito de colaboração, transformar a sociedade e contribuir para um mundo melhor e mais justo.
Um grupo de amigos com vontade de provocar mudanças positivas na sociedade se uniu na Base Colaborativa, em Vitória, e criaram o Conectando NecessidadES. A ideia surgiu da necessidade de fortalecer instituições que atuam nas demandas sociais, ajudando o próximo e promovendo a solidariedade. O acesso a este universo do Terceiro Setor na palma da mão, por meio do aplicativo, faz com que o investidor social ou voluntário encontre inúmeras oportunidades de fazer o bem, ampliando o alcance das ações. Ao acessar o aplicativo, o doador pode conhecer os projetos, identificar as causas afins, contribuir e direcionar as ações do seu jeito e de acordo com a sua disponibilidade.
O coordenador do Conectando NecessidadES, Felipe Rodrigues, detalha que nessa fase inicial é possível que a instituição cadastre as necessidades delas e o doador tem acesso as demandas. “Também há a possibilidade da pessoa publicar algo disponível para doação e a instituição manifestar interesse. A segunda via é o doador localizar a instituição com a qual se identifica e fazer a doação de forma direta. Nós disponibilizamos o mapa com pontinhos indicando as instituições com as informações delas, onde elas podem manifestar suas necessidades. A ideia é fazer a pessoa ir até a instituição para gerar boas conexões”, explica.
O objetivo é oferecer ao usuário uma lista de instituições sociais reconhecidas por seu trabalho. Para doar, basta que interessados se cadastrem no app e digam o que tem a oferecer. Pode-se doar de tudo – roupas, eletrônicos, equipamentos de saúde, alimentos, calçados etc – a única exceção é dinheiro. Entidades interessadas em receber doação precisam ser validadas pelos voluntários do Conectando NecessidadES antes de ter o cadastro aceito. Clique no link para baixar o aplicativo para android e no link a versão para iPhone. O aplicativo já está disponível e você pode fazer a doação.
Dia de Doar
E que tal começar a ajudar o próximo hoje? Doar muda mundos. Muda vidas. Neste 30 de novembro acontece a edição 2021 do Dia de Doar. A iniciativa visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.
