fbpx

Solidariedade

Almoço Solidário: idealizador vendeu o próprio carro e conheceu esposa após doação

O projeto voluntário funciona de segunda a sábado em Vila Velha. Sem apoio público, a ação é independente e precisa de doações para ter recursos

Publicado

em

Idealizador do Almoço Solidário, Paulo Roberto Moreira, teve sua vida transformada pela solidariedade. Foto: Reprodução/Instagram

Idealizador do Almoço Solidário, Paulo Roberto Moreira, teve sua vida transformada pela solidariedade. Foto: Reprodução/Instagram

A solidariedade pode mudar a vida de muitas pessoas. E é costume ouvir histórias de vida sobre os beneficiados, mas nesse caso, quem teve sua vida transformada foi o idealizador do projeto Almoço Solidário. Paulo Roberto Moreira reescreveu sua história de vida por conta do projeto. E mesmo nas dificuldades, o autônomo nunca desistiu de ajudar ao próximo. Ele inclusive chegou a vender o próprio carro para manter o projeto solidário de pé em Vila Velha. E com toda a sua generosidade, a vida retribui, levando até o ele o amor de sua vida. Hoje, Paulo está casado com uma mulher para a qual entregou uma cesta básica durante a pandemia.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O autônomo começou a escrever seu caminho com o projeto no dia 23 de março de 2020, logo no início da pandemia do coronavírus, ao se deparar com um pai, uma mãe e uma criança comendo lixo. E foi aí onde tudo começou, Paulo resolveu arregaçar as mangas e ajudar a mudar a realidade de muitas pessoas e famílias.

O projeto, que nasceu de maneira espontânea, começou atendendo 200 pessoas, mas hoje o número chega a 1 mil por dia! Atualmente, com quase quatro anos de existência, a ação social se expandiu para café da manhã e jantar. E indo muito além, Paulo também doa produtos de limpeza e higiene, roupas e sapatos, oferece cortes de cabelo e barba, e ajuda até mesmo com pedidos de emprego.

O início do Almoço Solidário

O que era para ser só um dia de almoço tomou grande proporções. Paulo era proprietário de um restaurante em frente ao Fórum de Vila Velha, e comovido com a situação de vulnerabilidade social de muitas pessoas, ele decidiu realizar um dia de almoço grátis. O que ele não imaginava, é que ao fazer um vídeo, iria viralizar no Brasil e levaria a doações de outras pessoas para o seu restaurante. “Ao final da tarde o restaurante parecia até um supermercado, e eu pensei: ‘Vou jogar água no sonho de quem doou?’. Não, e então eu continuei”, conta.

E na sua dedicação ao projeto, ele se transformou na vida do voluntário, pois manter a ação demanda muito tempo e cuidado. “Agora eu me entrego inteiramente para esta ação. Manter esse projeto demanda muito tempo e cuidado, precisamos pedir alimentos, preparar as refeições, depois juntar tudo e lavar utensílios para preparar tudo de novo no outro dia, então foi necessário fechar meu restaurante para dar continuidade ao Almoço Solidário. Também precisei vender minha moto, meu carro para conseguir manter isso aqui e faço de coração”, disse.

O amor ao próximo

Ao falar sobre sua entrega ao projeto, Paulo se emociona. O mato-grossense revela que um dia ele esteve em uma fila semelhante a do Almoço Solidário. “Entendo o que é o sentimento de fome agonizante, as dificuldades do dia a dia”. O autônomo garante que nunca vai desistir.

“Eu vivo a dificuldade dos dias das pessoas. Quando você vê uma pessoa com fome, você vai lá e dá uma comida, aí beleza. Mas, e quando você se depara com muitas pessoas com fome? Idosos, crianças… o que você vai fazer? Fechar os olhos para essa realidade?”, questiona.

Com lágrimas nos olhos, Paulo fala que o Almoço trouxe tantas coisas boas para ele. Além de ter sido por meio da ação que ele conheceu sua esposa, foi no projeto que ele se tornou uma pessoa melhor.

Como ajudar

O Almoço Solidário não conta com o apoio de nenhuma prefeitura ou poder público. Se dedicando 24 horas, no café da manhã, almoço e no jantar, a equipe de voluntários precisa de doações para custear o projeto, que também tem gastos que vão além dos alimentos, já que é preciso comprar temperos, pagar água e luz, comprar botija de gás, são diversos recursos necessários para manter de pé a ação solidária.

E se você quiser colaborar de alguma forma, é possível fazer doações de gás, alimentos, roupas, materiais de higiene, móveis e tudo que estiver em bom estado para doação. A ação se concentra em frente ao muro do INSS em Vila Velha, na Rua Dr. Annor da Silva, em Boa Vista II. Ou você pode fazer a sua doação por meio do PIX 27998216365 ou PicPay @paulo.Roberto.moreira13.

O projeto ocorre de segunda a sábado, Paulo Roberto e voluntários entregam refeições e demais itens a quem comparecer à tenda, às 8h, às 12h e às 19h.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui