fbpx

Personagens

Afonso Cláudio: a cidade com nome de governador

Cidade da região serrana do estado tem esse nome em homenagem ao governador republicano do Espírito Santo

Publicado

em

Foto: Gabriel Lordello/Reprodução

Com aproximadamente 31 mil habitantes, a cidade de Afonso Cláudio está localizada na região centro serrana do Espírito Santo. O município é predominantemente marcado pela cultura italiana e também tem uma forte presença de pomeranos e alemães, o que traz uma mistura cultural na região.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Sendo o maior polo industrial, econômico, político e urbano da região serrana, a cidade já pertenceu a outros municípios como Santa Leopoldina e Cachoeiro de Itapemirim. Em 1890, conseguiu a emancipação por conta de seu crescimento acelerado e recebeu o nome de Afonso Cláudio em homenagem ao primeiro governador do período republicano do Espírito Santo.

Quem foi

Considerado um dos maiores intelectuais capixabas do final do século 19, Afonso Cláudio de Freitas Rosa, nasceu na região de Santa Leopoldina em 1859. Morou no Rio de Janeiro e Recife antes de voltar à Vitória em 1883. Na época, quatro jornais circulavam na região de Vitória e um deles era “A Província do Espírito Santo”, no qual Afonso Cláudio foi colunista e publicou diversos artigos contra a Monarquia Brasileira.

Lutando contra a escravidão, foi um dos primeiros autores a escrever sobre a Insurreição do Queimados, trazendo a tona a valorização da questão do negro no Espírito Santo e no Brasil. Afonso Cláudio foi um dos fundadores da Academia Espírito-Santense de Letras, sendo o 1º ocupante da cadeira de número 1 da instituição.

Quando aconteceu a proclamação da República, em 1889, Afonso Cláudio foi escolhido como o primeiro governador do Espírito Santo. O professor, historiador e jurisconsulto faleceu no Rio de Janeiro em 1934.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui