Personagens
Capixaba faz rapel fantasiado e arranca sorrisos no Morro do Moreno
Fred Maciel Ribeiro investe em fantasias e na alegria para garantir o sorriso de turistas e capixabas nos finais de semana
Danielli Saquetto

Fred Maciel Ribeiro faz rapel no Morro do Moreno, em Vila Velha, vestido de homem-aranha. Foto: Arquivo Pessoal
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Seja fantasiado de “Morte” ou de Homem-Aranha, um rapeleiro se destaca no Morro do Moreno, em Vila Velha. Além do próprio carisma, o administrador de empresa Fred Maciel Ribeiro, 41 anos, investe em fantasias e na alegria para fazer a diferença e garantir o sorriso de turistas e capixabas nos finais de semana.
Foi há três anos que o rapel caiu no gosto do capixaba e, agora, já faz parte da vida. O Morro do Moreno é parada obrigatória nos finais de semana e a fantasia não pode faltar. Dias antes ele já começa a se preparar e o aluguel da roupa é imprescindível. Depois é só se soltar e interagir com a galera.
“Minha vida era muito monótona. Então decidi que faria rapel, me encorajei e fiz. Eu me apaixonei. Mas as fotos eram sempre as mesmas, só mudava a roupa. Há uns quatro meses tive a idéia de fazer um rapel com violão e depois me vesti de Homem-Aranha. Todo mundo curtiu e eu continuei, cada final de semana um personagem”, conta Fred.
Ver essa foto no Instagram
Depois de se aventurar na descida dos paredões com a sua turma, ele passeia entre os turistas e capixabas no cartão-postal de Vila Velha. No Morro do Moreno ele já virou atração. Alegre e divertido, ele posa para fotos, brinca com as crianças e arranca sorriso até dos adultos.

Fred Maciel Ribeiro fantasiado brinca com as pessoas no Morro do Moreno. Foto: Danielli Saquetto
Nesse momento de pandemia do novo coronavírus, em meio a tantas notícias tristes e isolamento social, um sorriso é o gesto mais valioso de gratidão. “Muitas pessoas estão ali, mas quebradas por dentro. É uma forma de alegrar. É gratificante. Lembro o dia em que um pai me agradeceu por tornar o domingo dele e do filho mais divertido”, comenta.
Fred nem sempre foi esse rapaz alegre e cativante. Ele conta que após perder o pai, pouco mais de um ano, teve que se reinventar para a depressão não tomar conta. E é proporcionando sorrisos e diversão para adultos e crianças, que ele consegue forças para vencer a tristeza.
Ele não poupa esforços para manter a rotina semanal. E a criatividade vai longe. A lista de fantasia só aumenta: Homem-Aranha, Deadpool, Capitão Jack Sparrow, Mulher Maravilha, Aquaman, It – A Coisa, Batman, Papai Noel e Gorila. Mas o sucesso de audiência mesmo fica para a fantasia do “Pânico”.
“É incrível, as crianças olham com um olhar de encantamento. É maravilhoso. Cada sorriso eu interpreto como forma de gratidão. Mas a roupa do ‘Pânico’ é a que mais faz sucesso. Consigo interagir mais com os adultos. Eu chego, brinco, atrapalho as fotos dos turistas, é divertido”, conta Fred.

Fred Maciel Ribeiro faz rapel no Morro do Moreno. Foto: Arquivo Pessoal
