fbpx

Olhar 360º

15 parques para você se exercitar ao ar livre na Grande Vitória

Para aqueles que não gostam ou acham monótono se exercitar em ambientes fechados, os parques são uma ótima opção

Publicado

em

A prática de exercício é muito importante para manter a saúde física e metal. Essa atividade praticada ao ar livre permite maior contato com a natureza, mesmo que se viva em cidades. Além de garantir uma vida mais saudável e redução de estresse, a disponibilidade de horário e a possibilidade de se exercitar com amigos ou sozinho é uma das vantagens.

Existem algumas vantagens que somente o ar livre pode proporcionar, como a experiência de correr livremente por longos percursos e observar o contraste entre a natureza e a cidade, sensação que nenhuma esteira em academia proporciona.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na Grande Vitória existem muitos parques para você praticar exercícios e cuidar da sua saúde física e mental. Fizemos uma seleção com 15 opções. Confira e aproveite!

Vitória

Parque Moscoso

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória/ Kadidja Fernandes

No centro da cidade de Vitória se encontra o Parque Moscoso. Inaugurado em 1912, é o parque mais antigo da cidade. Situado no meio do centro da metrópole, é um espaço tranquilo que conta com uma Academia Popular da Pessoa Idosa, Wi-Fi livre do Vitória Online.

O espaço verde se torna propício para que sejam feitas caminhadas tranquilas, práticas de yoga e um ótimo lugar para crianças de exercitarem. A localidade possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos.

Parque Pedra da Cebola

Foto: Reprodução/ Wikipedia

O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga, de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. O local conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.

O nome do parque se dá devido a uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar às palhas de uma cebola. O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). A área também possui o sinal de internet livre do Vitória Online.

As opções para a prática de esportes no parque são variadas. Há campo de futebol e o único campo de beisebol de Vitória; área para a prática de montanhismo; e ciclovia, no interior do parque, com 1,2 km de extensão. O local também é o ponto de encontro para os amantes de ginástica, caminhada, yoga, alongamento, liang-gong e ninjutso.

Parque Pianista Manolo Cabral

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

Inaugurado em 2013, o parque é propicio para a prática de exercícios. Com muita área verde, vários tipo de árvores, o local tem pistas de caminhada e módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) com aulas de alongamento e ginástica e avaliações físicas individuais. Também conta com guaritas de segurança, vigilância patrimonial, bicicletários, banheiro público com acessibilidade, iluminação de LED, bancos, decks, estacionamento para nove veículos e playground. O Parque funciona todos os dias, das 5 às 22 horas. Nas segundas-feiras de 9 às 17 horas, ele não abre para manutenção.

Atlântico Parque

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória/ Flávio Almeida

Localizado em Jardim Camburi, o Atlântico Parque é uma ótima opção para quem gosta de praticar esportes ao ar livre. O espaço conta com bicicletários, campo de futebol, pista de bicicross, pista de skate, palygrounds, pracão, deques, espaço para musculação e ginástica funcional, pergolados, banheiros públicos, jardins e bancos.

Local amplo e  limpo, são várias as opções de exercícios com equipamentos comunitários e ampla visão da praia. Prazeroso para passeio com crianças e família e estacionamento na via pública. Possui local para os animais de estimação brincarem, vários bancos pela praça, brinquedos novos.

No Parque são realizadas atividades sociais, educativas, culturais, esportivas e de lazer com a população. O horário é de livre acesso. Acessível a pessoas com dificuldades de locomoção.

Parque Barreiros

Foto: Reprodução/ Wikimapia

O Parque Municipal de Barreiros surgiu a partir de um antigo sítio onde se desenvolvia a fruticultura. Mangueiras, cajueiros, jaqueiras, abiuzeiros, ingazeiros, jamelões e abricoteiros se espalham, compondo a região, entre muitas outras espécies. Uma nascente dá origem ao córrego que atravessa o parque em sua parte lateral.

Aves, répteis e peixes podem ser vistos no local, que possui uma extensa área. Lá, existe também um Centro de Educação Ambiental (CEA) e uma Academia Popular da Pessoa Idosa. A área plano é propícia para caminhada e corrida. O ambiente verde é ideal para quem quer se exercitar ao ar livre.

Horto Maruípe

Foto: Reprodução/ Pinterest

O Parque Municipal Horto de Maruípe possui um belo cenário, recoberto pelo verde e flores. As águas de uma nascente descem das encostas, formando lagos e um córrego cheio de curvas. Aves e peixes estão presentes no local, alegrando o ambiente, reforçando, a proximidade dos visitantes com a natureza.

O parque é uma das áreas verdes mais antigas de Vitória. Destaca-se o corredor formado pelas palmeiras imperiais. O local foi inaugurado em outubro de 1995 e é ótima para caminhadas, além de possuir quadra de futsal e de futebol de areia, uma Academia Popular e uma Academia Popular da Pessoa Idosa.

Parque Padre Afonso Pastore

Foto: Reprodução/ Tripadvisor

Localizado pelos arredores da Praia de Camburi, o Parque Padre Afonso Pastore é a soma dos territórios de cinco praças, onde predomina uma cobertura vegetal remanescente da Mata de Restinga. É um ambiente propício para contemplar a natureza da região e observar as aves silvestres. Pelas vias que atravessam a Mata de Restinga, as pessoas podem fazer relaxantes caminhadas. O parque tem equipamentos de lazer, como quadra poliesportiva, campos de futebol society e de areia, playground, bocha. A prática de esportes só melhora com a linda paisagem que relaxa e acalma.

Parque Barão de Monjardim

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

Com acessos pelos bairros Santa Cecília, Lourdes e Santos Dumont, o Parque tem com campo de futebol de grama sintética, playground, Academia Popular para a Pessoa Idosa, banheiros públicos, vestiário, jardins e bancos. Boa parte do parque conta com árvores que foram introduzidas durante processo de reflorestamento. Além de aliar lazer, esporte e consciência ambiental, o Parque Barão de Monjardim conserva variadas espécies nativas da Mata Atlântica. Um de seus maiores atrativos é a vista para a Pedra dos Olhos, um dos pontos culminantes da capital.

Parque da Fonte Grande

Parque da Fonte Grande. Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória

O Parque Estadual da Fonte Grande está localizado no “coração” do Maciço Central de Vitória e é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país. Ótimo para a prática de trilhas, caminhadas e para quem anda de bicicleta. O parque natural no meio urbano possibilita aos cidadãos momentos de bem-estar gerados pela contemplação da paisagem em contato com a natureza. No local também existem mirantes que ajudam a contemplar a Mata Atlântica e a baía de Vitória, entre outras paisagens.

Vila Velha

Parque Urbano de Cocal

Foto: Reprodução/ Terra Capixaba

O Parque Urbano de Cocal possui equipamentos esportivos, infantis e de lazer. Em sua estrutura existem: pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, academia popular e da terceira idade, playground, mesas de jogos de damas e xadrez, dentre outros equipamentos. A área do parque possui 23 mil metros quadrados, estacionamento e Centro de Convivência do Idoso. O parque atrai centenas de famílias e praticantes de esportes diariamente das 7 às 22 horas. Com entrada gratuita.

Parque da Prainha

Foto: Reprodução/ Tripadvisor

O Parque da Prainha tem uma vista linda da Baía de Vitória e é considerado de grande importância histórica para o Estado, pois guarda a memória do início da colonização do Espírito Santo, com a chegada dos portugueses e início da capitania. Possui em seu entorno um conjunto dos mais importantes monumentos históricos capixabas: o Convento da Penha, conhecido nacionalmente, a gruta do Frei Palácios, a Igreja do Rosário, a mais antiga construção do Brasil, datada de 1535, a Casa da Memória Vila Velha, o Museu Homero Massena e o casario antigo típico da prainha.

O ambiente é amplo e plano, propício para as variadas práticas de esporte e para boas caminhadas, corridas e passeios com o animal de estimação.

Parque da Manteigueira

Foto: Reprodução/ Tripadvisor

O parque é uma ótima opção para um passeio com direito a piquenique em família. Localizado na Glória, funciona no horário de 8h30 às 16 horas. Possui uma área ampla com rica fauna e flora. Para quem gosta de se aventurar, há cinco trilhas, estacionamento, a Gruta do Morcego, ruínas Manteigueira, Pedra do Urubu, dentre outras belezas naturais. O que não faltam são aventuras para se realizar no local com amigos e família.

Morro do Moreno

Foto: Reprodução/ TemQueIr

Para quem gosta de aventuras e aproveitar a natureza, o Morro do Moreno, na Praia da Costa, é o ideal. Conhecido por ser um local adequado para a prática de trilhas, rapel e voos de parapente. O local possui uma vista privilegiada das cidades de Vitória e Vila Velha. A entrada do Morro é pela Praia da Costa. Não existe horário de visitação, pode-se subir o local em qualquer dia e hora.

Serra

Parque da Cidade

Foto: Reprodução/ Mapio.net

Esse é o maior parque urbano do Espírito Santo e possui várias opções para quem quer colocar os exercícios físicos em dia. Aberto todos os dias das 6 às 22 horas, o local conta com duas quadras poliesportivas, quadra de tênis, campo de futebol society, pista de skate, playground, academia de adulto e academia infantil, espaço para prática de calistenia e ciclovia. São muitas opções para se exercitar e aproveitar.

Mestre Álvaro

Para quem gosta de aventuras, pode explorar as trilhas de um dos pontos turísticos mais conhecidos da Serra: o Mestre Álvaro. Com 833 metros de altitude, o local oferece trilhas com diferentes níveis de dificuldade, saindo de Serra-Sede, Pitanga, Queimado e Furnas. É importante contratar um guia especializado para conhecer o local. O ideal é usar roupas leves, calçado confortável e se manter sempre hidratado e protegido do sol. No caminho, os visitantes podem encontrar diversas espécies de animais e plantas nativas. Caso queira contratar um guia para subir o Mestre Álvaro, o Portal ES 360 recomenda: Elcio Neto (27) 99605-9389.