fbpx

Diversão

Tamar amplia horário de funcionamento para as férias de julho

Centro funcionará de terça a domingo, das 10h às 17 horas, sendo uma boa opção de lazer para as crianças

Publicado

em

Tartaruga marinha no projeto Tamar. Foto: Leonardo Silveira/PMV

O Centro de Visitantes do Projeto Tamar, localizado na Praça do Papa, ficará aberto durante mais um dia da semana no mês de julho, período de férias dos estudantes. O Centro funcionará de terça a domingo, das 10h às 17 horas, sendo uma boa opção de lazer para os pequenos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Por meio da Gestão Compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, a Fundação Projeto Tamar e a Prefeitura Municipal de Vitória proporcionam atividades de educação e sensibilização ambiental com crianças e adultos. As atividades se baseiam em um roteiro interpretativo sobre a conservação das tartarugas marinhas no Brasil, biologia das espécies e espaços temáticos que evidenciam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas.

No local, existem três tanques com tartarugas marinhas em diferentes estágios de vida, de filhotes à adultos, abarcando quatro espécies:

Tartaruga verde (Chelonia mydas);

Tartaruga cabeçuda (Caretta caretta);

Tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea);

Tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata).

Um destes tanques denomina-se “Tanque Ninho”, uma maquete esquemática contendo filhotes de tartarugas marinhas que reproduz o desafio à sobrevivência destes pequenos animais já durante seus primeiros anos de vida.

Já no “Tanque Ilha”, o maior dos tanques deste Centro de Visitantes, há indivíduos sub-adultos e adultos de tartarugas marinhas. Ele possibilita uma maior interatividade entre os animais e os visitantes, já que conta com uma cápsula em que o visitante se vê no interior do tanque e com visores subaquáticos que possibilitam observar o mergulho e natação submersa dos animais.

Por fim, ainda há o “Tanque Barco”, habitado por indivíduos juvenis de tartarugas marinhas, evidenciando uma das principais ameaças à sobrevivência destes animais: a captura incidental em diversas pescarias.

O espaço conta, ainda, com auditório para realização de palestras e exibição de vídeos; museu, contendo carapaças e esqueletos de tartarugas marinhas; cantina; parquinho infantil e um incrível mirante com vista panorâmica aos principais pontos turísticos da região: a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno, sendo um espaço ideal para a realização de belíssimas fotografias.

Por fim, a presença de uma loja do Projeto Tamar no interior do Centro de Visitantes possibilita que o público contribua com as ações de conservação das tartarugas marinhas ao levarem consigo itens de qualidade confeccionados com responsabilidade social e muito amor à causa.

Serviço

Moradores da comunidade de Jesus de Nazareth, crianças de até 5 anos de idade e servidores da PMV possuem gratuidade ao acesso. Para os outros visitantes, a entrada é R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia entrada).

Onde fica: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Enseada do Suá, Vitória.

Informações: (27) 3225-3787 e [email protected].