fbpx

Diversão

Shows e teatro para valorizar cultura indígena em Vitória 

O projeto “Circuito Areté  – Tempo de Festa” vai acontecer em Vitória nos dias 21 a 25 de agosto

Publicado

em

O projeto “Circuito Areté  – Tempo de Festa” acontece em Vitória. Foto: Ana Luiza Abreu (Divulgação)

Vitória, junto com Belém (PA) e São Luís (MA), é uma das três capitais escolhidas para receber o projeto “Circuito Areté  – Tempo de Festa”, idealizado pela Aldeia Coletivo em parceria com a Giro Planejamento Cultural, de Salvador (BA). O circuito celebra a cultura cabocla e promove a memória dos povos originários do Nordeste do Brasil. A programação na capital capixaba, que ocorre de 21 a 25 de agosto, inclui diversas atividades gratuitas em escolas públicas e no Teatro do SESI, com intérprete de libras em todas as atividades para promover a inclusão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O objetivo é incentivar a produção de conhecimento ancestral e reconhecer a importância do protagonismo indígena no processo educacional e cultural, quebrando estereótipos sobre os povos do Nordeste do Brasil. Patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), no Programa Petrobras Cultural, o Circuito reafirma o compromisso com a salvaguarda da cultura e memória Pindorâmica e brasileiras, além da preservação ambiental.

Programação nas Escolas

Nas escolas – ainda a serem anunciadas – o Areté realizará vivências indígenas guiadas pelo Cacique Idyarrury Xucuru-Kariri, seguidas de bate-papo sobre o meio ambiente e apresentações do espetáculo juvenil “Ybytu-Emi” de 21 a 23 de agosto, com rodas de conversa. Estas atividades são exclusivas para os alunos das instituições de ensino.

Atividades no Teatro do SESI

No Teatro do SESI, em Jardim da Penha, as atividades são abertas ao público e gratuitas. No dia 24 de agosto, haverá a apresentação do espetáculo infanto-juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasil” às 16h e um show da banda “Cabokaji” com participações especiais às 20h. No dia 25 de agosto, o show da banda “Cabokaji” será às 19h, precedido pelo espetáculo infanto-juvenil “Ypupyara” às 16h. O projeto disponibilizará em breve um link para a retirada de ingressos no perfil do Instagram: @aldeiacoletivo.

Colaboração e Parcerias

A iniciativa do Aldeia Coletivo, que celebra 10 anos de resistência e estudo do universo Pindorâmico e Caboclo, conta com a colaboração do Wetyçamy (AL), um coletivo indígena de Alagoas que atua nas áreas de contos, danças, música, pintura e artesanato. Participam lideranças indígenas como o Cacique Idyarrury e o Guerreiro Idyarony, do Coletivo Wetyçamy, que desenvolvem ações artísticas e pesquisas para visibilizar as raízes étnicas indígenas e caboclas, difundindo traços culturais dos povos Xukuru Kariri, Kariri Xocó e Pankararú.

Serviço

Circuito Areté em Vitória (ES)

  • Data: 21 a 25 de agosto
  • Gratuito

Ações fechadas em escolas:

  • O quê: Vivências indígenas (seguidas de bate-papo sobre o meio ambiente) e apresentações do espetáculo juvenil “Ybytu-Emi”, também seguidas de bate-papo.
  • Data: 21 a 23 de agosto

Ações abertas ao público:

  • 24.08 (sábado) às 16h: Apresentação do espetáculo infanto-juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”
  • 24.08 (sábado) às 20h: Show da banda “Cabokaji” com participações
  • 25.08 (domingo) às 16h: Apresentação do espetáculo infanto-juvenil “Ypupyara”
  • 25.08 (domingo) às 19h: Show da banda “Cabokaji” com participações

Onde: Teatro SESI (R. Tupinambás, 240 – Jardim da Penha, Vitória)

Gratuito e aberto ao público


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui