fbpx

Diversão

Rota do Carmo: o que fazer e onde se hospedar em Pedra Azul

O local conta com sítios de colhe e pague, pousadas, restaurantes, degustação e venda de produtos locais, como mel, vinhos, fubá, doces, licores e geleias

Publicado

em

Colher Morangos no Sabores da Montanha. Foto: Reprodução/Instagram

Colher Morangos no Sabores da Montanha. Foto: Reprodução/Instagram

Pedra Azul é certamente um dos cartões postais mais famosos do Espírito Santo. O local é repleto de encanto e belezas naturais, como o Parque Estadual da Pedra Azul. Além das tradicionais atrações das montanhas capixaba, a Rota do Carmo tem sido uma nova opção para passeios em família e para casais. O percurso ainda pouco conhecido guarda os encantos da simplicidade de uma região menos visitada por turistas. O local conta com sítios de colhe e pague, pousadas, restaurantes, degustação e venda de produtos locais, como mel, vinhos, fubá, doces, licores e geleias.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No Sabores da Montanha é possível colher e degustar morangos sem agrotóxicos, com o sistema colhe a pague. Seguindo 500 metros adiante, no Sítio Pedreiras é possível encontrar morangos e amoras sem agrotóxico, no sistema colhe e pague. Produtos caseiros diversos em um ambiente de clima agradável. Além da produção própria de vinhos artesanais de jabuticaba e amora, mel, feijão, fubá, doces, licores e geleias.

O acesso para a Rota do Carmo está no quilômetro 90 da BR-262, em Domingos Martins. No quilômetro 5 da estrada rural, o visitante já pode parar no Imporium da Roça, onde poderá encontrar as mais sofisticadas massas caseiras congeladas. Já no quilômetro 6, está localizado o Restaurante Ninho do Jacu. O local oferece uma deliciosa culinária típica da roça com buffet variado.

Massas congeladas no Imporium da Roça. Foto: Reprodução/Instagram

Massas congeladas no Imporium da Roça. Foto: Reprodução/Instagram

O Restaurante Espigueiro é uma atração a parte. Com uma proposta diferenciada, o espaço funciona todos os fins de semana, e a cozinha é comandada com chefs convidados. O restaurante tem o formato de um espigueiro, estrutura tipicamente portuguesa, normalmente de pedra e madeira, com a função de secar o milho e ao mesmo tempo protegê-lo dos roedores.

No passeio ainda é possível acompanhar a produção artesanal do Cogumelos do Carmo. A pessoa pode visitar o sítio tem a oportunidade de conhecer a produção, provar o cogumelo fresco e colhido na hora, comprar a conserva de cogumelo cozidos no fogão à lenha, vislumbra e fotografar uma das mais bela vista da região.

Restaurante Espigueiro. Foto: Reprodução/Instagram

Restaurante Espigueiro. Foto: Reprodução/Instagram

ONDE SE HOSPEDAR

Um pouco a frente, seguindo a direita na bifurcação da estrada está a Eco Pousada Quaresmeiras, com hospedagem rural, é um excelente lugar para quem busca, privacidade, tranquilidade, atendimento personalizado e familiar.

Na mesma estrada, 300 metros depois está a Pousada Vale Du’Carmo. A 1.100 metros de altitude, em meio a floresta, a pousada oferece hospedagem rural em harmonia com a natureza, além de contar com uma sauna a vapor panorâmica que encanta seus hóspedes.

Eco Pousada Quaresmeiras. Foto: Reprodução/Instagram


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui