fbpx

Diversão

Palácio Anchieta recebe exposição de documentos e mapas históricos

Além de documentos e mapas, “Memórias do Futuro” também conta com a presença da arte de quatro capixabas

Publicado

em

Mostra estará no espaço expositivo do Palácio Anchieta. Foto: Carlos Macapuna

O Palácio Anchieta recebe, até o dia 18 de junho, a exposição “Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Feito por meio da parceria entre o Instituto Cultural Vale e o Governo do ES, a mostra fica aberta à visitação entre 8h e 18h de terça a sexta-feira, e das 9h as 16h aos sábados e domingos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A exposição conta com itens históricos de artistas capixabas contemporâneos divididos em onze espaços do Palácio. Lá, é exibido um panorama da história através de documentos e mapas históricos inéditos que deixam os visitantes curiosos.

O acervo dialoga com arte de quatro capixabas: Andreia Falqueto, Luciano Feijão, Juliana Pessoa e Jocimar Nalesso. Trazendo suas características próprias, os artistas criaram obras inéditas para a exposição.

O curador da mostra, Marco Lucchesi, conta que intenção é apresentar a herança do passado e os motores inquietos do presente do Brasil. Além disso, também é uma forma de redesenhar o país através do imaginário dos visitantes.

“A estrutura da mostra repousa na invenção do Brasil. Inventá-lo, no sentido antigo e moderno: caminhar ao ‘encontro’ do Brasil; ou projetá-lo em dimensão futura. Dentro dessa dupla invenção – de quem encontra e subverte, de quem reúne e transforma –, surge a presença inegociável da arte contemporânea”, explica Lucchesi.

A exposição está dividida em 11 espaços em que cada um deles dá destaque a um tema importante da história capixaba e brasileira. São eles: A Terra-Mãe; O Batismo das Coisas; A invenção do Brasil; O livro da Memória; Nação Feita de Nações; Negra Liberdade; República de Etnias; Conflito: Motor da História; A Democracia e Seus Inimigos; A Esperança é Matéria da História; e A Diversidade Salvará o Brasil.

Serviço

Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Data: até 18 de junho

Local: Palácio Anchieta

Horário: 8h as 18h (terça a sexta-feira) e 9h às 16h (sábado, domingo e feriado)

Entrada gratuita


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui