Diversão
Orquestra da Quebrada leva clássico e hip-hop a escolas no ES
Projeto une música erudita e urbana em concertos didáticos com DJ Barol Beats e MC Noventa. Apresentações ocorrem em Cariacica e Viana nos dias 17 e 18 de fevereiro
![Orquestra da Quebrada une clássico e hip-hop em escolas de Cariacica e Viana com patrocínio da ES Gás. Foto: Divulgação](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Orquestra-da-Quebrada-Divulgacao-1-scaled.jpg)
Orquestra da Quebrada une clássico e hip-hop em escolas de Cariacica e Viana com patrocínio da ES Gás. Foto: Divulgação
Formada por jovens e para jovens de comunidades, a Orquestra da Quebrada inicia o ano com dois concertos didáticos que unem a música clássica ao hip-hop em escolas da Grande Vitória. Sob a regência do maestro Eduardo Lucas, as apresentações acontecerão nas próximas segunda-feira (17) e terça-feira (18), em escolas públicas de Cariacica e Viana. A participação especial será do DJ Barol Beats, um dos maiores nomes do hip-hop no Espírito Santo, e da cantora Mallu. O mestre de cerimônias será o jovem rapper MC Noventa, uma das sensações da nova geração.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os concertos contam com o patrocínio da ES Gás, apoio cultural do Instituto Energisa e da Malloca Streetwear, e realização da Tonobooks e Instituto Cultura Viva, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
A Orquestra da Quebrada é composta por violinos, violas, oboé, clarinete, violoncelo, contrabaixo, tuba, trompete, trombone, saxofone, entre outros instrumentos. O grupo reúne jovens da periferia do Espírito Santo em intercâmbio com outros Estados. O projeto é gerido pelo Instituto Cultura Viva e, em suas apresentações, busca integrar elementos da música urbana com o universo orquestral.
Os concertos didáticos da Orquestra da Quebrada serão realizados no dia 17 de fevereiro, na EEEFM Professora Maria de Lourdes Santos Silva, em Cariacica. No dia 18 de fevereiro será na EMEFCM Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Viana.
Convidado especial dos dois eventos, o DJ Barol Beats é capixaba e um dos destaques da cena eletrônica no Espírito Santo. Morador do bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ele se destaca nas redes sociais com suas criações que mesclam baterias eletrônicas, samplers e grooves.
No repertório, a Orquestra da Quebrada e o DJ Barol Beats apresentarão músicas de artistas como Racionais, Dr. Dre, Emicida e Criolo. Durante os concertos, os jovens terão a oportunidade de conhecer mais sobre cada um dos instrumentos.
Para Eduardo Lucas, os concertos didáticos têm um papel essencial ao aproximar o público jovem da música orquestral. “Ao unir a música de orquestra com o hip-hop, aproximamos os jovens de um novo tipo de arranjo musical, ampliando suas visões. E a escola entra conectando tudo isso.”
Oriundo da periferia da Grande Vitória, Eduardo Lucas é um dos novos regentes de destaque no Espírito Santo. Mestre pela UFRJ e doutorando pela UniRio, é membro do corpo docente da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e desenvolve projetos voltados à inclusão sociocultural por meio da prática musical coletiva. Foi maestro do Vale Música por 10 anos e idealizador do Festival Coreto, entre outros projetos.
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)