Diversão
Navios de guerra são abertos para visitação de graça em Vitória
No domingo (17), das 14 horas às 17 horas, os navios estarão abertos à visitação pública limitada à distribuição de ingressos gratuitos e virtuais

Fragata Liberal e a Fragata União, navios de Guerra da Marinha do Brasil da Classe Niterói. Foto: Divulgação
Navios de Guerra da Marinha do Brasil (MB) da “Classe Niterói” estarão atracados no Porto de Vitória a partir desta sexta-feira (15) até terça-feira (19). No domingo (17), das 14 horas às 17 horas, os navios estarão abertos à visitação pública limitada à distribuição de ingressos gratuitos e virtuais, por meio da plataforma Sympla, sob gestão da Vports (conhecido antigamente como Porto de Vitória). Serão 2.5 mil convites por navio e cada pessoa pode reservar até três ingressos. O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também do cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em 20 de novembro de 1976 foi incorporada à Armada a Fragata “Niterói”, primeira das seis Fragatas que deram nome à Classe. Seguiram-se a Fragata “Defensora” em 1977, as Fragatas “Constituição” e “Liberal” em 1978, a Fragata “Independência” em 1979 e a Fragata “União” em 1980 – estas duas últimas construídas no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, com material, equipamentos e assistência técnica do estaleiro inglês. Essa Classe de navios representou um marco de avanço tecnológico em termos de sistemas de combate e de manutenção, bem como fez parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha.
SOBRE OS NAVIOS
Fragata União (F-45) – um dos Navios-Escolta da Marinha do Brasil que podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas. Trata-se do sexto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Teve sua quilha batida em cerimônia conjunta com a da Fragata Independência em 11 de junho de 1972. Foi lançada e batizada em 14 de março de 1975. Entre 2 de junho e 30 de julho realizou as Provas de Mar. Foi incorporada à Marinha em 12 de setembro de 1980.
> Quiosque de luxo terá de tirar piscina da areia de Camburi
Fragata Liberal (F-43) – foi construída nos estaleiros da Vosper Thornycroft, na Inglaterra, tendo sido incorporada à MB no dia 18 de novembro de 1978. Sua missão básica é conduzir ações da guerra naval, a fim de contribuir para o controle de áreas marítimas, a negação do uso do mar ao inimigo, a projeção de poder sobre terra e a dissuasão. Ao longo de mais de 40 anos no Serviço Ativo, a Fragata “Liberal” realizou inúmeras comissões com navios da MB e marinhas amigas, além de ter operado em conjunto com as demais forças singulares, e forças internacionais, sempre demonstrando elevado nível de adestramento e aprestamento de seu pessoal, com destaque para a participação recente nas operações: “Líbano- XIV”, sob a égide da Organização das Nações Unidas, em que foi o navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL); bem como na Unitas Lant
LX/Amphibious 2019.
SERVIÇO
Local: Porto de Vitória (ES)
Entrada: Portão em frente ao Palácio Anchieta Visitação Pública: 17 de março de 2024.
Horário: 14 horas às 17 horas
Link para fazer a inscrição: https://www.sympla.com.br/visitacao-publica—embarcacao-fragatasuniao-f-45-e-liberal-f-43__2378998
