Diversão
Galeria Matias Brotas comemora 18 anos com exposição de capixabas
A galeria Matias Brotas recebe para vernissage da mostra “A Ambivalência dos Limites” com os artistas Thiago Lessa e Sandro Novaes

Matias Brotas: Thiago Lessa e Sandro Novaes apresentam a exposição “A Ambivalência dos Limites” na galeria Foto: Divulgação
A celebração dos 18 anos da Matias Brotas arte contemporânea tem início com uma exposição inaugural unindo dois talentosos artistas do Espírito Santo. No dia 25 de março, a galeria se abre para a vernissage da mostra “A Ambivalência dos Limites”, protagonizada pelos artistas Thiago Lessa e Sandro Novaes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A exposição marca não apenas o primeiro evento do ano para a Matias Brotas, mas também o começo das festividades pelo 18º aniversário da galeria. Apresentando uma visão inédita, a mostra traz os trabalhos dos artistas capixabas Sandro Novaes e Thiago Lessa em destaque.
A vernissage está agendada para o dia 25 de março, exclusiva para convidados, enquanto a exposição abrirá suas portas ao público no dia seguinte, 26 de março, às 17h. Para enriquecer a experiência, um bate-papo entre os artistas, mediado por João Wesley de Souza, professor do Centro de Artes da Ufes, e Flávia Dalla Bernardina, diretora artística da Matias Brotas, está programado para ocorrer durante a abertura ao público.

No dia 25 de março, a galeria Matias Brotas recebe para vernissage da mostra “A Ambivalência dos Limites
Ao adentrar a galeria, os visitantes são imersos na instigante instalação “A temporalidade dos atos” de Sandro Novaes, uma complexa composição de linhas e traços que convidam à reflexão e ao diálogo. O trabalho de Novaes busca transcender o visual, buscando tocar o âmago do observador, explorando a materialidade e o efêmero, e narrando a interação entre obra e espectador.
Sua série de pinturas “Artifício expressivo em Sol Lewitt” inaugura uma incursão nas cores, oferecendo uma experiência cromática única.
Em contraste, as pinturas figurativas de Thiago Lessa, intituladas “Universos oníricos”, apresentam um universo rico em expressão e realismo. Com figuras femininas de olhares profundos, suas obras propõem uma jornada introspectiva, abordando dualidades humanas e explorando temas como beleza, força e fragilidade.
A exposição, curada por Lara Brotas e acompanhada por um texto crítico de Flávia Dalla, convida os espectadores a refletirem sobre os limites ambivalentes, os conflitos de ideias e o papel do indivíduo no mundo. Transformando o espaço da Matias Brotas em um território de descoberta e reconhecimento, a mostra promete contar histórias de introspecção e manifestação do ser, do corpo e da mente.
