fbpx

Diversão

Festival “Parque Aberto” leva performance, música clássica e teatro a VV

O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, abre as portas a cada 15 dias aos domingos para o Festival ‘Parque Aberto’

Publicado

em

Festival ‘Parque Aberto’ no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa. Foto: Divulgação/Secult

Festival ‘Parque Aberto’ no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa. Foto: Divulgação/Secult

O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, abre as portas a cada 15 dias aos domingos para o Festival ‘Parque Aberto’. No próximo domingo (7), acontece a terceira edição do evento cultural. O evento é gratuito, mas os ingressos são limitados, com retirada na plataforma Sympla.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os portões serão abertos a partir das 9 horas e, neste domingo, a programação cultural terá início às 10 horas, com a performance de dança de Daiana Scaramussa, concerto de música clássica da Orquestra Camerata Sesi e a peça de teatro ‘Não Tenho Tempo’.

O PARQUE

O projeto contempla 93 mil metros quadrados de área natural com vista para uma das principais praias capixabas, a Praia da Costa. A concepção do parque foi baseada em três eixos: ambiental, histórico e artístico. No eixo artístico, os visitantes poderão conhecer as 21 obras de arte, sendo 10 temporárias e 11 permanentes, selecionadas pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio de um edital que foi lançado em 2021.

Além da beleza natural, o local recebe ações de recuperação ambiental e enriquecimento florestal, bem como placas fotovoltaicas que tornarão o Parque sustentável em relação à energia.

A ideia do Parque Cultural Casa do Governador foi concebida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pela Secretaria da Cultura, com a participação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

EXPOSIÇÕES

Ao todo, 21 obras estão expostas no Parque, sendo 10 temporárias e 11 permanentes. Os artistas são: Ale Gabeira (ES); Tonil Braz (MG); Christina Bastos (ES); Elvys Chaves e Carlo Schiavini (ES); Geisa Silva (ES); Iagor Peres (RJ); Isabela Roriz (RJ); Maria Tereza Aigner & Thiago Sobreiro (ES); Rick Rodrigues & Luccas Martins (ES); Wayner Tristão (ES); Sandro Novaes (ES); Estela Sokol (SP); Julio Tigre (ES); Fernando Velásquez (Uruguay-SP); Fernando Augusto (ES); Narcélio Dantas (CE); Kyria Oliveira (ES); Marilá Dordot (MG); Natan Dias (ES); Bea Martins (RJ) e Alexandre Vogler (RJ).

ATRAÇÕES

AGOSTO

Domingo (7)

_ Performance: Daiana Scaramussa

Aniversário da Lei Maria da Penha

Uma mulher brasileira, sozinha, caminha e leva consigo suas reflexões, angústias, lutas e desafios. Uma atriz numa performance solo, propõe uma reflexão sobre as muitas mulheres diante do papel de mãe gentil, que abdica de si em prol de uma imagem imposta pela sociedade.

_Orquestra Camerata Sesi

Música Clássica

Com mais de 13 anos de estrada, a Orquestra Camerata Sesi-ES lota os teatros por onde passa. A equipe de músicos é famosa por inovar no formato de suas apresentações, normalmente aplaudidas de pé, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares, como Rap, MPB, Forró e Rock’n’roll, incluindo parcerias com bandas locais e músicos consagrados nacionalmente, entre os quais Paulo Ricardo, Mart’nalia, Leoni, Danilo Caymmi, Leila Maria, Arthur Maia. Constam no currículo também apresentações para trabalhadores da indústria capixaba na Grande Vitória e interior do Estado, em projetos sociais diversos e até mesmo em fábricas.

_Peça: Não Tenho Tempo

Teatro

O Grupo Teatral Socioeducativo do SESI Cultura, apresentará a peça “Não tem tempo”, desencadeada por duas cenas que discutem as relações tanto na família quanto no trabalho, em que se divergem, mas com o objetivo de desenvolver um pensamento comum de que ter qualidade de vida é um fator primordial para se buscar todas as outras qualidades necessárias para uma vida feliz. As ações discutem assuntos sérios com um humor que o teatro nos possibilita, que é de usar o deboche, o riso aberto para refletir o cotidiano mais sério e de menos violência. Trabalho, família, saúde, estresse e relacionamento são os fatores que nos fazem refletir na busca do equilíbrio para uma vida mais saudável…é o que todos queremos.

domingo (21) | das 9h às 13h

– Moxuara

– Slam Xamego

SETEMBRO

domingo (4) | das 9h às 13h

– Antes de Você Partir – Dança Contemporânea (Marcelo Oliveira)

– Apresentação Instrumental de Cavaquinho (com Dediv Leal e alunos)

– CasaNova – Acústico (Renato Casanova)