Diversão
Festa de São Pedro terá procissão marítima e show de Dudu Nobre
A procissão marítima será o ponto alto da Festa de São Pedro, em Vitória. O santo é o padroeiro dos pescadores

A procissão marítima é um ponto alto da Festa de São Pedro em Vitória. Foto: Divulgação (Marinha)
Entre os dias 28 e 30 de junho, Vitória será palco da 96ª Festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores. Este evento tradicional, que faz parte do calendário cultural da cidade, acontecerá na Praça do Papa, na Enseada do Suá. O ponto alto da festa será no último dia, com a tradicional procissão marítima na baía de Vitória, que partirá do píer da Praia do Suá às 10h.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A programação começa às 8h, com uma missa em homenagem a São Pedro na Paróquia São Pedro, na Praia do Suá. Após a missa, às 9h, os devotos seguem para os barcos no píer do bairro, preparando-se para o grande momento. Cerca de 150 embarcações participarão do cortejo, que seguirá até o Porto de Vitória, retornando à Praça do Papa, onde ocorrerá a benção do anzol na baía.
“Os pescadores mais antigos pegam o anzol abençoado pelo padre e o lançam ao mar, pedindo uma boa pesca para o ano todo”, explica Álvaro Martins da Silva, presidente da Colônia de Pescadores da capital.
Conhecido como Alvinho, ele organiza a festa há mais de 40 anos. Alvinho destaca que a procissão é um momento de fé e emoção. “O cortejo pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar e é acompanhado por músicas e fogos de artifício. Serão mais de 100 caixas de fogos distribuídas em quatro pontos ao longo do trajeto: uma na Praia do Suá, duas na Beira-Mar e uma na Praça do Papa”, descreve.
As embarcações mais bem decoradas serão premiadas em dinheiro. “As 10 embarcações mais enfeitadas ganham prêmios em dinheiro. O primeiro lugar recebe R$ 2 mil, o segundo R$ 1,5 mil, e assim por diante”, conta Alvinho.
Após a Procissão
Depois da procissão marítima, todos se reúnem na Praça do Papa para o último dia da festa. Com apoio da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a festa organizada pela Colônia de Pescadores da Enseada do Suá contará com música, culinária e religiosidade durante três dias.
A estrutura do evento inclui barracas de comidas e bebidas, palco com iluminação, camarote e banheiros químicos. A programação cultural, finalizada pela Semc em junho, confirma grandes shows para garantir o entretenimento das famílias. As atrações incluem Juliana e Bonde do Forró, Munhoz e Mariano, Dudu Nobre, Casaca, Léo Lima e Padre Anderson.
Programação da 96ª Festa de São Pedro
28/06 – Sexta-feira
- 18h30 – Abertura da 96ª Festa de São Pedro.
- 19h – Casaca.
- 21h – Juliana & Bonde do Forró.
29/06 – Sábado
- 19h – Léo Lima.
- 21h – Dudu Nobre.
30/06 – Domingo
- 8h – Missa na Paróquia.
- 9h – Procissão terrestre, saindo da Paróquia de São Pedro em direção à Marinha.
- 10h – Saída da Procissão Marítima.
- 17h – Padre Anderson.
- 20h – Munhoz e Mariano.
