fbpx

Diversão

Capixaba realiza mostra internacional em homenagem ao Papa Francisco

“Francesco World” será o título da sétima edição de Welcome to Paradise, festival de arte contemporânea realizado na Itália

Publicado

em

Papa Francisco completou 86 anos em dezembro. Foto: Mazur/cbcew.org.uk / Catholic Church

“Se Francisco foi o primeiro papa a escrever um livro sobre arte e o primeiro a visitar a Bienal de Veneza, como é possível que ninguém no mundo tenha prestado homenagem a ele com um projeto de arte inteiramente dedicado às questões sociais que são as mais importantes para ele?”.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Foi essa pergunta que deu origem à ideia do capixaba Marcel Cordeiro, diretor artístico de Welcome to Paradise, um festival de arte que nasceu na cidade italiana de Modica, na região da Sicília – tornar o Papa Francisco tema de uma exposição de arte contemporânea pela primeira vez no mundo.

Assim, de 22 de junho a 22 de julho, nascerá “Francesco World”, uma exposição coletiva na qual mais de trinta artistas e criadores tentarão interpretar, por meio de obras e instalações, os temas mais importantes ao Papa Francisco: paz, imigração, ecologia, feminicídio e solidariedade. Cada artista terá a liberdade de criar sua própria obra, sob a direção artística de Cordeiro, com a única condição de que ela esteja expressamente ligada a um pensamento do Papa Francisco.

“Com seu livro ‘Minha Idea de Arte’, publicado em 2015 e editado por Tiziana Lupi”, explica Cordeiro, “o Papa Francisco não só deu à arte a dignidade de um verdadeiro instrumento de evangelização, um aspecto que talvez seja o mais importante aos crentes, mas também falou do papel do artista em relação ao seu poder de combater a cultura do descarte: tanto em relação às crianças e aos jovens quanto aos idosos, aos deficientes, aos imigrantes, aos pobres. Essa é a mensagem que diz respeito a todos nós: a possibilidade da arte de abrir nossos olhos, de escolher o caminho da beleza para curar as misérias do mundo, de acreditar na inspiração para curar a sociedade ferida e anestesiada pela indiferença. Aqui, diante do primeiro Pontífice que fala sobre arte, queremos humildemente ser os primeiros no mundo a traduzir artisticamente seus pensamentos, um grande desafio para todos os que estarão envolvidos”, destacou.

Durante um mês inteiro, o bairro de Monserrato, em Modica, será transformado em um verdadeiro museu gratuito ao ar livre, com um projeto que evolui substancialmente a visão original do festival, que nas primeiras seis edições acontecia em apenas dois dias. Welcome to Paradise nasceu por iniciativa de Marcel Cordeiro, artista ítalo-brasileiro, e Tonino Di Raimondo, presidente da Associação Cultural Rionarte, que organiza, como uma Feira de Arte Contemporânea com o duplo objetivo de reunir as jovens energias artísticas do território siciliano e de usar a arte como ferramenta para destacar – ainda que temporariamente – um bairro da cidade que, depois de ter sido completamente abandonado por décadas, começou a atrair a atenção de novos habitantes graças ao evento.

“Desde a sua criação”, afirma Cordeiro, “Welcome to Paradise provou ser um evento capaz de ter um impacto positivo não apenas no bairro, no qual intervém com uma intenção de regeneração urbana progressiva, mas, de modo mais geral, no território, na comunidade de artistas, nos cidadãos, envolvendo mais de 10.000 pessoas em apenas dois dias em cada edição passada, sobretudo graças à escolha de sempre vincular estreitamente sua mensagem, muitas vezes de forma provocativa, às questões atuais mais urgentes. Este ano, nossa agenda será idealmente ditada pelo Papa Francisco, com sua visão lúcida e muito humana da sociedade”.

Edições anteriores

O “Welcome to Paradise” contou com 6 edições anteriores, realizadas entre os anos de 2011 e 2016, cada uma com exibições de mais de 40 artistas e participação de mais de 10 mil visitantes. A edição do ano de 2012 resultou na premiação da cidade com uma medalha do Presidente da República da Itália, pela instalação de Marcel sobre a “Revolução dos Jasmins”. Em 2021, o evento foi escolhido para participar da 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, integrando uma mostra sobre a arte como instrumento de revitalização urbana.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui