Diversão
Brincadeiras, oficinas e limpeza para celebrar o Dia do Manguezal
A data é comemorada no dia 26 de julho, mas em Vitória a programação terá início nesta segunda-feira (24)

Manguezal da prainha de Santo Antônio. Foto: Jansen Lube/PMV
Educação ambiental, higienização da margem do mangue, workshops, diálogos em grupo, exibição de vídeos e performance teatral. Essas são as atividades integrantes do calendário elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) para celebrar o Dia Internacional e Municipal do Manguezal, marcado para a próxima quarta-feira (26).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Vitória se orgulha de ter um dos maiores e mais pitorescos manguezais urbanos do mundo. Localizado na zona Noroeste da cidade, o ecossistema cobre 92,66% da Estação Ecológica do Lameirão, que abrange uma área de 891,83 hectares.
“Os manguezais possuem grande relevância para a fauna aquática, proporcionando abrigo a uma imensa diversidade de animais, que procuram esse ecossistema para procriação. Eles também têm importância econômica significativa para os habitantes das comunidades ao redor dos manguezais”, sublinhou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Para celebrar a data, as atividades começaram nesta segunda-feira (24), no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, situado na Ilha das Caieiras. Durante à tarde, das 14h às 16h30, será realizado um conjunto de ações pedagógicas com os alunos, tais como oficinas para criação de placas informativas e direcionais com a comunidade escolar – estudantes e seus parentes em colaboração com docentes e profissionais da instituição.
Estas placas serão colocadas ao redor do mangue com o intuito de ressaltar a necessidade de cuidados com a sua conservação. Ainda na segunda-feira (24), no mesmo horário, ocorrerão diálogos em grupo com a bióloga da VPorts, Cleinildi Santana Domiciano, e com um catador de caranguejos; atividade lúdica com um caranguejo de tamanho gigante; exibição de minivídeo sobre o tema Mágico Manguezal; jogo da memória via portal InterageVix; e apresentação de teatro.
Quarta-feira (26) Na quarta-feira (26), das 8h às 12h e das 14h às 17h, estão programados um passeio ambiental pelo bairro São Pedro visando conscientizar a população sobre a importância de proteger o ecossistema.
Nesse dia, durante a manhã, das 8h às 12h, no Parque Baía Noroeste, ocorrerá uma grande mobilização de limpeza em terra e água envolvendo catadores de caranguejos, ONGs, coletivos, artesãos do projeto Fazendo Arte, grupos organizados, bombeiros, agentes de Proteção Ambiental, estudantes e coletores de resíduos.
Para enfatizar a importância do mangue, na quarta-feira (26), também será lançada uma campanha educativa online nas redes sociais da Prefeitura de Vitória com o tema “Manguezal de Vitória: É fundamental conhecer para proteger”.
Data Em 2015, na Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estabeleceu o dia 26 de julho como o Dia Internacional de Conservação dos Manguezais. Em Vitória, desde 2014, essa data é celebrada através da Lei Municipal nº 8.606/2013, fortificada pelos movimentos globais que buscam destacar ainda mais a importância desse ecossistema.
Vistorias em andamento no manguezal da capital O manguezal da capital Vitória tem cerca de 11 km² de área de manguezal, ecossistema estuarino que se desenvolve na junção das águas dos rios com o mar, nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.

Foto: Felipe B. Fraga/Semmam
O manguezal é crucial para o equilíbrio ecológico por ser um habitat propício ao desenvolvimento de diversas espécies da fauna, incluindo espécies residentes, semi-residentes e visitantes que utilizam o ecossistema como local de refúgio, procriação e desenvolvimento dos filhotes até a fase juvenil, quando migram para o mar, retornando na fase adulta em épocas de reprodução. Por isso, é considerado o berçário do mar. O manguezal também possui uma rica flora, permanentemente verde, que fornece matéria orgânica para alimentar a extensa cadeia alimentar estuarina, costeira e marinha.
O manguezal é também importante pelos recursos naturais que produz e que serve de subsistência a famílias de pescadores e catadores de crustáceos (caranguejo, siri e camarão) e de moluscos (mexilhão e ostra). Estes produtos são também a essência da gastronomia capixaba, em pratos como a moqueca e a torta, famosos em todo o Brasil.
Do manguezal também é extraído o tanino, retirado da casca do mangue vermelho (Rhizophora mangle L.), um ingrediente usado na confecção das panelas de barro, um dos símbolos da cultura local.
Economicamente, o manguezal produz espécies comerciais valiosas para o setor pesqueiro e por sua produção de biomassa (matéria orgânica) que, através das marés, é levada para a região costeira e marinha, sustentando a cadeia alimentar das regiões litorâneas.
Devido à importância ambiental, social, cultural e econômica do manguezal, a Prefeitura de Vitória realiza várias ações de proteção e recuperação desse ecossistema, que incluem a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o Parque Natural Municipal Dom Luis Gonzaga Fernandes (Baía Noroeste) e as áreas remanescentes de manguezal (Ufes, Ilha do Campinho e algumas partes da orla).
