fbpx

Diversão

Bloco Amigos da Onça lança marchinha nesta sexta-feira de Carnaval

Uma folia pós-apocalíptica para animar os felinos foliões na Casa da Gruta

Publicado

em

Bloco Amigos da Onça mistura Carnaval, ficção e crítica social em cenário pós-apocalíptico: ArmagedOnça lança marchinha autoral e convoca foliões para o 'renascimento festivo'. Foto: Divulgação

Bloco Amigos da Onça mistura Carnaval, ficção e crítica social em cenário pós-apocalíptico: ArmagedOnça lança marchinha autoral e convoca foliões para o ‘renascimento festivo’. Foto: Divulgação

O mundo vai acabar em Carnaval! Nesta sexta-feira (28), a partir das 21 horas, na Casa da Gruta, no Centro de Vitória, acontece a festa ArmagedOnça – evento do Bloco Amigos da Onça, que marca o lançamento da marchinha A Onça Depois do Fim do Mundo que também é o tema do cortejo que a agremiação levará para a rua Barão de Monjardim no próximo dia 04 de março, Terça-Feira de Carnaval.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quem comandará a programação musical da ArmagedOnça serão os seletores Leo Vais, Gouveia e Waldir Segundo que prometem um set dançante e propício à sensualidade festiva – características bem típicas do bloco carnavalesco. A entrada para a festa custa o valor simbólico de R$20,00 e será destinado ao desfile do bloco.

A Marchinha

Todos os anos, o Bloco Amigos da Onça cria uma marchinha autoral levando os foliões a embarcarem num enredo debochado, uma paródia ambígua e queer que propõe uma experiência coletiva a partir de temas atuais e que reinventam memórias dos foliões, moradores e turistas que prestigiam o cortejo. Composta coletivamente, a marchinha A Onça Depois do Fim do Mundo brinca com o título do disco A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares, e conta com a participação especial da cantora Ury e com a composição e produção musical de Fepaschoal.

Em seu enredo carnavalesco, a agremiação felina apresenta sua própria versão do pós-apocalipse numa narrativa distópica na qual a Onça, depois do grande cataclisma que quase extinguiu a vida no planeta, desperta no Carnaval para distribuir o seu leite entre os foliões sobreviventes e re-habitar a cidade com muita alegria, desbunde e botes fatais. As narrativas sobre o fim do mundo, e dos mundos possíveis após um cataclisma planetário, fazem parte de diversas culturas e estão em voga no mundo das artes, na mídia, no cinema, na literatura e no mundo pop – foi esse imaginário que serviu de fonte para o Bloco Amigos da Onça.

Bloco Amigos da Onça

Um dos grupos mais autênticos do carnaval de rua de Vitória, o Bloco Amigos da Onça nasceu em 2016, a partir do senso de pertencimento dos moradores da rua Barão de Monjardim e adjacências, e traz para as ruas um enredo alegre, sensual, antropofágico, decolonial e tropicalista que celebra a diversidade sexual e de gênero, além de defender a liberdade e autonomia de todos os corpos. Para o seu cortejo de 2025, o bloco conta com o patrocínio da Galpão Produções e com apoio cultural da Thelema, da Casa da Gruta, da Banca da Cultura, do Coisas de Ruth e da Ene Drinks.

SERVIÇO:

Festa ArmagedOnça

Dia: 28/02//2025 (Sexta-Feira)

Horário: 21 horas

Local: Casa da Gruta – Escadaria Cristóvão Colombo, 10 – Centro de Vitória (Entrada do Parque Gruta da Onça)

Couvert: R$20,00

 

Cortejo Amigos da Onça – A Onça Depois do Fim do Mundo

Dia: 04/ 03/ 2025 (Terça-Feira)

Concentração: Bica da Capixaba – Entrada do Parque da Gruta da Onça – Rua Barão de Monjardim – Centro de Vitória

Horário: 08 horas

Aberto ao público

Leia mais!