Diversão
ArteSanto: artesanato nacional é destaque em feira de Vitória
Ao todo, são 18 estados que estão expondo em uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, a ArteSanto, que acontece na Praça do Papa, até o dia 04 de dezembro

10° edição da feira ArteSanto. Foto: Divulgação
A feira ArteSanto expõe um mix de produtos, que além de valorizar o trabalho de vários artesãos do Espírito Santo, contempla também estados brasileiros como Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Do Grande Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, e do Distrito Federal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“A nossa missão, desde a primeira edição, é darmos protagonismo a um trabalho artesanal rico e diversificado, valorizando, fomentando e desenvolvendo as potencialidades do setor criativo, gerando emprego e renda por meio do trabalho dos artistas e profissionais do segmento. É uma oportunidade para os visitantes fazerem uma viagem pelo Brasil por meio dos trabalhos dos artesãos, conhecendo as riquezas de cada região”, comenta Sônia Iamonde, organizadora da feira.

Nea Mariozz, presidente da Federação de Artesãos do Rio de Janeiro. Foto: Camilla Baptistin
Nea Mariozz, presidente da Federação de Artesãos do Rio de Janeiro, disse que é a primeira vez que participa de uma feira nacional e a expectativa é grande.
“Nossa federação foi criada em outubro do ano passado. Então agora que estamos tendo oportunidade de mostrar os trabalhos de forma mais organizada, criando possibilidades de comercialização e transformando vidas, pois são pessoas que vivem exclusivamente da arte. E feiras como essas nos dão muitas oportunidades. Já no primeiro dia, em meia hora de evento, conseguimos realizar vendas, isso é muito gratificante”, comemora Mariozz.

Marcos de Sertânia representando o Pernambuco. Foto: Camilla Baptistin
É também a primeira vez de Marcos Paulo no Espírito Santo. Mais conhecido como Marcos de Sertânia, ele é especialista em esculpir na madeira figuras esqueléticas e longilíneas retratando homens e mulheres, mostrando o sofrimento do seu povo sertanejo, castigado há tantos anos pela seca. Uma de suas obras mais emblemáticas é o cachorro, esculpido em madeira, que foi inspirado em “Baleia”, a cadela de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
“Eu sou do sertão de Pernambuco e já convivi com a seca. Nas minhas obras quis retratar o ser humano escapando da seca e junto com essa família tinha a figura do cachorro. As pessoas começaram a pedir para eu fazer apenas os animais e foi aí que o cachorro ganhou destaque”, explica.
Hoje em dia, o trabalho reconhecido de Marcos sustenta a sua família e ainda sua oficina gera emprego direto para mais 25 pessoas.
“Isso é muito gratificante. Eu agradeço muito a Deus por ter me tornado esse canal para proporcionar a essas pessoas o orgulho de sobreviver pela arte”, finaliza.
Oficinas de artesanato
A ArteSanto está com uma programação especial para quem deseja aprender um ofício ou até mesmo aperfeiçoar alguma técnica. É que durante os dias da feira serão oferecidas oficinas gratuitas de artesanato, onde os participantes poderão aprender técnicas como macramê, marcenaria, bordado a mão, trançado, dobradura e muitas outras. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas por dia e qualquer pessoa poderá participar. Não é necessário fazer inscrição, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Serviço
Artesanato 2022 – Edição de 10 anos
- 25 de novembro a 04 de dezembro
- Praça do Papa — Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, Praia do Suá, Vitória
- Entrada gratuita.
Funcionamento
- Segunda a sexta-feira: das 17h30 às 22h.
- Sábado, domingo e feriado: das 14h às 22h.
- No último domingo, o encerramento se dará às 20 horas.
