fbpx

Diversão

A Trupe Barroca apresenta Concerto de Natal gratuito em Vitória e Anchieta

Grupo que une grandes vozes do repertório barroco a instrumentos dos séculos 17 e 18 fará duas sessões

Publicado

em

A Trupe Barroca. Foto: Divulgação

A Trupe Barroca. Foto: Divulgação

Com entrada gratuita, A Trupe Barroca presenteará o público capixaba com uma viagem natalina aos séculos 17 e 18. O conjunto que une uma orquestra de instrumentos antigos a cantores especialistas no repertório barroco apresenta o “Concerto de Natal 2022” neste mês de dezembro.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As sessões ocorrerão na Catedral Metropolitana de Vitória nesta sexta-feira (16), às 20h, e no Santuário de São José de Anchieta, em Anchieta, no domingo (18), às 17 horas.

No altar dos templos, 20 coralistas, 18 músicos e quatro solistas vão executar cinco obras especialmente escolhidas para a ocasião ao longo de uma hora e 40 minutos de espetáculo. O elenco é formado por integrantes dos coros Vivace e Opus Liberi e pelos respectivos maestros, Rodrigo Firme e Cláudio Modesto. Este último também atuará como solista (contratenor), assim como Elaine Boniolo (soprano), Breno Bartolomeu (tenor) e Calebe Faria (barítono). A regência será de Sérgio Dias.

Com instrumentos confeccionados há cerca de três séculos ou com réplicas que reproduzem essas peças, A Trupe Barroca interpretará obras de Pergolesi (como “Sinfonia em Si Bemol Maior”), Bach (“Cantata 147”), que possui o trecho “Jesus, Alegria dos Homens”), Vivaldi (Glória em Ré Maior”), Franz Gruber (“Noite Feliz”) e Händel (“Aleluia”).

“A apresentação brindará o público com a oportunidade de ver e ouvir os instrumentos especiais, alguns com aproximadamente 300 anos. Conjunto de cordas como contrabaixo e violoncelo e instrumentos de sopro imprimem uma sonoridade que ecoa com identidade e singularidade”, enfatiza o fundador e diretor artístico da orquestra, Washington Luiz Sielemann.

Um dos instrumentos mais peculiares é o oboé de caccia, do acervo dos sopros. Trata-se de um artefato de palheta dupla pertencente à família das madeiras. O objeto foi incorporado às orquestras em meados do século 17, tendo sido um dos preferidos de Händel.

É trazendo informações como essa que o projeto segue seu propósito. “A Trupe Barroca é o primeiro grupo capixaba dedicado à pesquisa e à execução da música historicamente informada, cujo acervo de instrumentos originais próprios é o maior do Brasil. O programa escolhido trará obras importantes, alusivas ao Natal, com grande aceitação pelo público”, acrescenta Sielemann.

O diretor artístico ressalta que os concertos marcarão também a celebração de cinco anos de atividades culturais, pedagógicas e de pesquisas de A Trupe Barroca. “Nosso primeiro concerto, ocorrido no ano de 2017, na Catedral de Vitória, também foi natalino. O público lotou o espaço, e o resultado artístico nos encorajou muito a acreditar no projeto que estávamos iniciando. Acreditamos também que este novo espetáculo democratiza a arte, uma vez que leva a todos os públicos, de forma gratuita.”

As apresentações em Vitória e Anchieta têm o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), a realização de Sabino Produções Artísticas e o patrocínio da EDP.

SERVIÇO

A Trupe Barroca: Concerto de Natal 2022

Apresentações:

– Catedral Metropolitana de Vitória: 16 de dezembro, às 20h.

– Santuário de São José de Anchieta: 18 de dezembro, às 17h.

Entrada: gratuita. Não haverá distribuição prévia de ingressos.

PROGRAMA

Johann Adolf Hasse (1699 – 1783) – Fuga e Grave em Sol Menor

J.S. Bach – “Cantata 147” – Herz und Mund und Tat und Leben (Coração, Boca, Sentimento e Vida) – BWV 147

Soprano: Elaine Boniolo

Tenor: Breno Bartolomeu

Contratenor: Cláudio Modesto

Barítono: Calebe Faria

Coro Opus Liberi

Coro Vivace

Herz und Mund und Tat un Leben (coral)

Gebenedeiter Mund! (recitativo; tenor)

Schmä dich, o Seele, nicht (ária; contratenor)

Vestockung kann Gewaltige Verblenden (recitativo; barítono)

Bereite dir, Jesu (ária; soprano)

Wohl mir, dass ich Jesum habe (coral)

Hilf, Jesu, Hilf (ária; tenor)

Dear höchsten Allmacht Wunderhand (recitativo; contratenor)

Ich will von Jesu Wundern singen (ária; barítono)

Jesus bleibet meine Freude (coral)