fbpx

Diversão

8 lugares do ES que vão te encantar na primavera

É um período ótimo para caminhar pelos parques e apreciar a natureza que parece bem mais verde e viva do que de costume até 21 de dezembro

Publicado

em

Lavandário em Pedra Azul foi novo negócio aberto na pandemia na região de Pedra Azul. Foto: Reprodução/Instagram

A primavera 2023, que começa oficialmente neste sábado (23), exatamente às 3h50, é uma estação de temperaturas amenas, cheia de flores de diversas cores, formas e perfumes, com cenários de encher os olhos. É um período ótimo para caminhar pelos parques e apreciar a natureza que parece bem mais verde e viva do que de costume até 21 de dezembro. Listamos 10 parques para você visitar durante a estação Confira:

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

1 – PARQUE BOTÂNICO DA VALE

Parque Botânico da Vale. Foto: Divulgação

Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado em Jardim Camburi, Vitória. É um espaço de lazer e, principalmente, uma unidade de conservação da Mata Atlântica, uma das mais importantes florestas do país.

Quem visita o local tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza.

Mais de 140 espécies de árvores, tais como pau-brasil, jacarandá e ipê, além de animais silvestres, como caticocos, gambás, saguis e várias espécies de aves podem ser vistas em cinco trilhas ecológicas.

O visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal – que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.

O parque conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais. O único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade também está instalado neste parque. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies.

Localização: av dos Expedicionarios, s/n, Jardim Camburi, Vitória/ES – CEP 29060-760
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h
Telefone: (27)3333-6200
Entrada gratuita.

2 – PARQUE PEDRA DA CEBOLA

Pedra da Cebola. Foto: Reprodução/ Wikipedia

O Parque Pedra da Cebola, em Vitória, possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Com área superior a 100.000 m², o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado na Serra.

O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA). É ideal para um passeio para contato com a natureza e observação das flores e verde que tem no local.

Localização: entre as ruas Ana Vieira Mafra, João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e av. Fernando Ferrari.
Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 5h às 22 horas; fechado nas segundas, entre 9 e 17h para manutenção.
(27) 3327-4353
Entrada gratuita.

3 – HORTO DE MARUÍPE

Parque Municipal Horto de Maruípe. Foto: Arquivo PMV-SECOM

O Parque Municipal Horto de Maruípe, em Vitória, é um belo cenário, recoberto pelo verde e colorido pelas flores. As águas de uma nascente descem das encostas, formando lagos e um córrego cheio de curvas. Aves e peixes ajudam a entreter quem transita por ali, reforçando, ao mesmo tempo, a proximidade dos visitantes com a natureza.

O parque, que se estende por cerca de 50.000 m², é uma das áreas verdes mais antigas da capital. Destaca-se o corredor formado pelas palmeiras imperiais. O local foi inaugurado em outubro de 1995 e é adequado para caminhadas, além de possuir quadra de futsal e de futebol de areia, uma Academia Popular e uma Academia Popular da Pessoa Idosa. O Horto de Maruípe possui sinal de internet livre do Vitória Online.

Localização: av. Maruípe, Maruípe, Vitória.
Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 5 às 22h; fechado nas segundas entre 9 às 17 horas para manutenção.
Telefones: (27) 3382-6593
Entrada gratuita.

4 – FAZENDINHA

Parque Fazendinha. Foto: Reprodução (Google)

No extremo norte da capital, entre a rodovia Norte-Sul e os bairros Jardim Camburi e de Fátima, na Serra, fica o Parque Municipal da Fazendinha, um lugar perfeito para repousar à sombra de árvores frutíferas, como mangueiras, cajueiros, jambeiros e laranjeiras, e de exemplares de Mata Atlântica introduzidos naquele ambiente.

Inaugurado em junho de 2004, o parque possui quase 23.000 m² e serve de moradia para aves, mamíferos e peixes. A região central é ocupada por uma nascente e um grande lago. Na parte mais elevada, existe um platô, que serve de mirante natural.

Localização: rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h30; fechado nas segundas para manutenção.
Telefones: (27) 3237-2405

5 – SÍTIO RECANTO DO MESTRE ÁLVARO

Recanto Mestre Álvaro, na Serra. Foto: Reprodução/Instagram

Recanto Mestre Álvaro, na Serra. Foto: Reprodução/Instagram

Um dos empreendimentos pioneiros do agroturismo do município de Serra é Restaurante Recanto do Mestre Álvaro. O empreendimento dispõe de área de lazer e restaurante rural com comida caseira servida no fogão a lenha, café colonial, piscina natural, passeio a cavalo, charrete, banho de bica em piscina natural.

O local também é utilizado por adeptos do ecoturismo, esporte de aventura e turismo de observação da natureza como acesso à área de Proteção Ambiental Mestre Álvaro. Principal atrativo é o pico das Três Marias com 605m de altitude.

Funcionamento: De sexta a domingo e feriados nacionais. Aberto das 10h às 17h com horário de almoço de 11h às 15h.
Contatos: Maria Helana e Gil – (27) 3099 7070 ou (27) 99650 5980 ou (27) 99839 5484 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Instagram: @sitiorecantomestrealvaro
Endereço: Estrada de Itaiobaia, s/n, Zona Rural de Serra-ES
Distância: 3 km de Serra Centro

6 – KHAS CAFÉ

Lavandário do Khas Café. Foto: Silvana Bellon

Lavandário do Khas Café. Foto: Silvana Bellon

O Khas Café e seu lavandário rendem imagens perfeitas. Além de produzir lavandas e cafés especiais, são cultivados lá cogumelos e amoras. Com vista para a Pedra Azul, o Vale do Caxixe e o Forno Grande, em Castelo, a cafeteria tem um empório, gifts turísticos, produtos para o bem-estar produzidos com lavanda e uma galeria de arte.

O Khas possui lounges para quem deseja desfrutar de um belo pôr do sol. Porém, tais espaços precisam ser agendados com antecedência, assim como para ensaios fotográficos profissionais.

Localização: Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante
Funcionamento: aos sábados e aos domingos, das 14h às 18h.
Reservas:</strong: (27) 99615-3005.
Para o espaço comum não é necessário agendamento.
A entrada custa R$ 100 por carro e o valor pode ser revertido em consumação no local.

7 – SAN PIETRO VILA PARQUE

San Pietro Vila Parque, em Santa Teresa. Foto: Reprodução/Instagram

San Pietro Vila Parque, em Santa Teresa. Foto: Reprodução/Instagram

O espaço fica no alto de uma propriedade no Circuito Caravaggio, a sete quilômetros do centro da cidade, em uma charmosa construção onde o jardim é protagonista, em meio a natureza. As mesas do gazebo e do pergolado são todas rodeadas por plantas e flores escolhidas a dedo. A torta de lavanda é a atração do cardápio do bistrô.

Localização: Estrada do Caravaggio – Circuito Caravaggio, S/N, Zona Rural, Santa Teresa
Funcionamento: aos sábados, das 9h às 19h; e aos domingos, das 9h às 18h.
Instagram: @sanpietrovilaparque
Reservas: 27 99919-8126

MUSEU MELLO LEITÃO

Museu Mello Leitão, em Santa Teresa. Foto: Divulgação/Secom

Museu Mello Leitão, em Santa Teresa. Foto: Divulgação/Secom

É no município de Santa Teresa, a 80 km da Capital Vitória, que está localizado o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, onde o turista pode conhecer a história e a pesquisa de um do pesquisador e professor Augusto Ruschi. O espaço guarda um dos principais acervos de espécies da Mata Atlântida no Brasil. No local é possível conhecer diversas espécies de fauna e flora da Mata atlântica, especialmente beija-flores e orquídeas.

Localização: avenida José Ruschi, 04 – Centro, Santa Teresa/ES
Funcionamento: aberto de terças a domingo das 8h às 17h.
Acesso gratuito.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui