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Uber repassou para motoristas taxa irregular do pedágio

Apesar do fim do pedágio, o reembolso era feito para motoristas no valor de R$ 2,80 ao passar pela Terceira Ponte e R$ 12,60 na Rodovia do Sol

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Motoristas de aplicativo receberam reembolso de pedágio mesmo após o fim da cobrança. Foto: Danielli Saquetto

Desde o dia 22 de dezembro, o governo do estado encerrou a cobrança de pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol, em Vila Velha. Apesar do término da tarifa, até esta segunda-feira (8), os passageiros que utilizaram o serviço de transporte por aplicativo da Uber ainda estavam sujeitos a cobranças, sendo que o valor de R$ 2,80 e R$ 12,60 respectivamente, era repassado aos motoristas como reembolso.

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O motorista de aplicativo Ronaldo Rocha confirmou que até esta segunda-feira a plataforma fazia o reembolso aos motoristas. “Eu moro em Vila Velha e pego muitas corridas em Vitória. Desde o dia que o pedágio acabou, a empresa continuou fazendo a cobrança e repassando o valor, pelo menos até esta segunda-feira. Acredito que desde esta terça-feira, parou também de cobrar do passageiro. Até então, nenhum havia reclamado da tarifa”, comentou.

A Uber deixou de realizar a cobrança da tarifa dos passageiros desde o alerta da publicação da matéria do portal ES360. Lembrando que o usuário que utilizou um dos carros do aplicativo todos os dias e que passou pelo menos uma vez por dia na Terceira Ponte desde o término do pedágio desembolsou no período cerca de R$ 50 apenas em taxas de pedágio cobradas pela plataforma.

RECLAMAÇÃO

A cobrança de pedágio aos passageiros da Uber que passam pela Terceira Ponte é considerada abusiva. Essa é a avaliação da diretora-presidente do Procon do Espírito Santo, Letícia Coelho Nogueira.

O Procon-ES informou que até o momento não registrou nenhuma reclamação contra a Uber sobre o assunto e afirmou que a cobrança não pode ser feita, já que se trata de uma prática abusiva por exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, conduta prevista no artigo 39, inciso V do Código de Defesa do consumidor.

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.