fbpx

Dinheiro

Sete direitos curiosos que os consumidores têm, mas não sabem

Publicado

em

Compras e vendas na Black Friday. Foto: Pixabay

Você está ciente dos seus direitos como consumidor em todos os estabelecimentos que frequentam e serviços que utilizam? É bem possível que você não saiba todos os direitos que tem, e isso é realmente comum, principalmente se considerarmos que saber leis em geral não é algo muito convidativo. A advogada Suellen Mendes separou sete direitos que o consumidor tem e não sabe.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

1 – Ao invés de analisar o valor da parcela do empréstimo ou financiamento, veja o valor total a ser pago e compare com outras modalidades disponíveis no mercado como consórcio ou financiamento próprio do vendedor.

2 – Bebeu e está de carro?! Seu seguro pode te auxiliar nisso! Muitos seguros oferecem o serviço de “motorista amigo” disponibilizando motorista para buscar você e seu veículo e levá-los para o local indicado sem qualquer custo.

3 – Notas fiscais, contratos, termos de garantias e pagamentos/transferências precisam ser armazenados com cuidado e melhor ainda se forem digitalizados, evitando, assim, que se percam ou se tornem ilegíveis com o tempo. A maneira mais fácil de armazenar é tirar uma foto e enviar para seu e-mail.

4 – Ao invés de analisar o valor da parcela do seguro do seu carro se atente para quais situações o seguro não garante cobertura, assim você pode negociá-las e conhecer benefícios das seguradoras.

5 – Comprovantes de pagamentos devem ser armazenados por, no mínimo, 05 anos, para garantia do consumidor em caso de cobrança indevida ou dúvida sobre pagamento e quitação.

6 – Sobrou dinheiro e quer adiantar as parcelas do financiamento? Antecipe as últimas prestações, assim o banco retira juros e demais encargos e o valor da parcela será menor.

7 – Vendeu seu veículo e não quer esperar que o comprador regularize a compra? Realize a comunicação de venda logo que reconhecer firma no documento de transferência, assim a informação da venda constará na consulta do veículo no site do DETRAN.