fbpx

Dinheiro

Preço do azeite teve alta de quase 50% em um ano

Calor e seca na Europa são os principais fatores que estão deixando os preços em alta

Publicado

em

Azeite aumentou quase 50% nos últimos 12 meses. Foto: Freepik

Azeite aumentou quase 50% nos últimos 12 meses. Foto: Freepik

O valor do azeite aumentou em quase 50% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O calor e a seca que atingem a Europa são os principais motivos da alta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os principais países produtores de azeitona, matéria-prima do azeite, estão na Europa. Espanha, Itália e Grécia são responsáveis por cerca de 60% da produção mundial, de acordo com o Conselho Oleícola Internacional (COI). Além disso, o azeite é fundamental para a economia de Portugal.

No Brasil, a maior parte dos azeites são importados do continente Europeu. Portugal envia cerca de 53% de gorduras e óleos vegetas ao Brasil, aponta o Comex Stat, sistema do governo para extração das estatísticas do comércio exterior.

O continente europeu não é o único que tem dificuldade na fabricação. Dados da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq – USP) apontaram que a fabricação mundial caiu em 8% entre 2021 e 2022.

> Azeites fraudados: como identificar e evitar riscos

Perspectiva de melhoria

Em 2023, as temperaturas europeias ficaram acima da média por 11 meses, segundo o relatório do Estado do Clima na Europa. Alguns locais passaram dos 40 ºC, o que atrapalhou o desenvolvimento das azeitonas, que precisam de temperaturas entre 35°C e 25°C.

A expectativa não é das mais positivas. Sem a produção do fruto devido ao calor e a seca, os preços não devem abaixar. Na Espanha, por exemplo, o valor ao produtor, apenas entre 13 e 19 de maio, estava 7,85 euros por kg, um aumento de 32,7% em relação ao mesmo período da safra anterior.

Além disso, a oliveira é uma cultura perene, ou seja, que dá fruto apenas por uma época do ano. No caso da azeitona, ela é colhida por três meses para o fornecimento pelos 12 meses do ano.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui