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Pedágio da Terceira Ponte vai aceitar cartão de débito e app

Novos métodos começam a ser implantados na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol, oferecidos por operadoras de sistemas de cobrança e pela própria concessionária

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Até o mês de dezembro as cabines manuais da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol vão aceitar novas formas de pagamento. Atualmente, só é possível pagar o pedágio com dinheiro nas cabines manuais. Com a mudança, serão implementados os serviços de pagamento por débito por aproximação e também um sistema pré-pago que garante pagamento via app, utilizando o bluetooth do celular. O sistema Sem Parar Pay já está disponível desde o dia 3 de novembro, segundo a Rodosol.

O sistema de pagamento nas cabines automáticas já havia mudado há cerca de um ano. A mudança na frequência nas praças de pedágio do trecho da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol sob concessão permitiu que cinco empresas, especializadas em cobrança automática e devidamente autorizadas pelos órgãos competentes, passassem a oferecer o sistema de pagamento culminando no fim do serviço oferecido pela concessionária, a Via Expressa, em julho deste ano.

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O pagamento com cartões que trazem a tecnologia de pagamento por aproximação está previsto para o mês de dezembro, ainda sem data definida. O pagamento por débito com essa modalidade torna o processo mais ágil, viabilizando o atendimento à demanda de recebimento de pedágio em praças urbanas por meio da modalidade, na avaliação da Rodosol.

Antes do surgimento desta tecnologia, o tempo necessário para efetuar o pagamento por cartão aumentaria significativamente o período de atendimento e passagem nas cabines manuais, comprometendo, consequentemente, a fluidez no trânsito.

“Numa praça urbana e com especificidades como é o caso da Terceira Ponte, em que vários acessos levam a um ‘efeito funil’ nas duas faixas da pista, cobrar com cartão por meio da digitação de senha seria criar um transtorno enorme para os motoristas, e não uma facilidade, ao contrário do que muitos pensam. Nossa proposta é começar a aceitar o cartão de débito por aproximação até o final deste ano, mas o serviço do Sem Parar Pay já está disponível desde o dia 3 nas duas praças de pedágio”, afirma.

Para ele, basta considerar que passar um cartão demanda em média entre 40 e 50 segundos, dependendo das condições de sinal de internet, do próprio sistema bancário ou até das condições de conservação do próprio cartão físico. “Há uma série de questões que tornam a cobrança demorada, o que teria um impacto impensável no tráfego”, ressalta.

O serviço, segundo ele, se torna operacionalmente mais viável quando se restringe o pagamento apenas por cartões de débito que detêm a tecnologia de aproximação, já que, por meio dele, o usuário pode utilizar até um determinado valor sem a necessidade de inserção de senhas, trazendo ganhos em mobilidade. “É preciso verificar com o banco ou a operadora do cartão se a tecnologia está disponível ou como substituir o cartão de débito por outro que traga essa possibilidade. Da nossa parte, estamos nos preparando para oferecer o serviço via débito pagamento até o final do ano, investindo no sistema”, reforça.

Como funciona o pagamento por bluetooth

O motorista que usa as cabines manuais ou o motociclista que passa pela motovia habilita a conexão bluetooth do celular, informa ao arrecadador que quer pagar pelo aplicativo e faz a passagem. Vale ressaltar que não é preciso apontar o celular, nem sequer mostrá-lo ao arrecadador se ele estiver junto ao motorista/motociclista. Apenas é indispensável a função bluetooth estar ativada antes da chegada na cabine. O processo de ativar a conexão não deverá ser feito no momento da abordagem ao arrecadador para não haver comprometimento do fluxo.

A alternativa trará agilidade para motociclistas que hoje utilizam o MotoCard, outro serviço criado pela RodoSol que deixará de funcionar com a adesão dos usuários aos novos sistemas.

“Nosso objetivo é abrir a praça de pedágio para possibilidades que tragam mais praticidade, agilidade, conforto e segurança para os usuários. No caso dos motociclistas, o processo será mais simples e prático do que o cartão que hoje comercializamos. Atualmente, o usuário precisa ter o cartão em mãos para ser lido por um equipamento específico. Com o aplicativo e a conexão bluetooth habilitada, o celular não precisa estar na mão do motociclista”, afirma Geraldo Dadalto, diretor-presidente da RodoSol.

Entre as operadoras de cobrança automática que estão no mercado, o novo sistema de pagamento já é oferecido pelo Sem Parar, que acaba de lançar a novidade em duas praças do sul do País e, agora, no Espírito Santo, sob o nome de Sem Parar Pay.

Qualquer motorista ou motociclista poderá utilizar o serviço, bastando baixar o app, habilitar o bluetooh, fazer o cadastro e transferir o crédito, já que o formato é pré-pago. “As cabines continuarão com atendimento do operador para pagamento manual, mas o processo inova, trazendo mais agilidade e autonomia para o usuário”, diz.

Fim do serviço hoje em vigor para motos

Com a chegada do serviço Sem Parar Pay, o MotoCard, serviço criado para motociclistas deixa de comercializar novos cartões, mas segue aceitando as duas formas de pagamento por um período ainda a ser definido.

“Nossa orientação é que o motociclista já providencie a mudança para não ter intercorrências. Na Terceira Ponte, a passagem exclusiva, que é a motovia, continua existindo, mas o serviço de MotoCard será encerrado, já que haverá opções tecnologicamente melhores. No caso do sistema via app, a contratação do serviço já é possível junto à operadora responsável. A vantagem é que o celular não precisa estar ao alcance da mão por conta da tecnologia bluetooth, ao contrário do cartão MotoCard hoje disponibilizado e do próprio cartão de débito. O ganho é em tempo e em segurança”, explica Dadalto.