Dinheiro
Carbono zero: saiba o que é e como contribui para o futuro do planeta
A Mec Show, marcada para os dias 6, 7 e 8 de agosto, coloca a sustentabilidade em foco novamente ao garantir a redução do impacto ambiental durante a feira
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em empresas ou eventos “carbono zero”. Esse conceito foi estabelecido pelo acordo de Paris, quando líderes mundiais concordaram em reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). No caso do Brasil, a meta é reduzir em 43% as emissões totais até 2030. Mas você sabe como essa iniciativa funciona e o que ela significa na prática?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Ser carbono zero significa calcular o total de emissões, reduzi-las conforme as possibilidades e, ainda, balancear o restante das emissões por meio da compensação. Uma das formas é por meio do crédito de carbono. Funciona como uma balança que precisa estar equilibrada. Na prática, a quantidade de CO2 emitidas é calculada e, a partir desse número, a mesma quantidade deverá ser neutralizada, impedindo o dióxido de carbono de ser lançado na atmosfera.
Reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa é urgente para impedir que as mudanças climáticas avancem, impactando a vida na Terra. Pensando nisso, a Mec Show, marcada para os dias 6, 7 e 8 de agosto, coloca a sustentabilidade em foco novamente ao garantir a redução do impacto ambiental durante a feira. O evento contará com a participação da Ambipar, que garantirá a compensação de carbono da feira.
O cálculo das emissões de carbono é feito com base no número de participantes, dias de evento, metragem dos stands, quantidade de expositores e pessoas da equipe de staff, além do uso de geradores para funcionamento de climatizadores. Com esses dados, a empresa realiza a compensação das emissões, a partir do crédito comprado pela Mec Show.
Para este ano, a expectativa é de um montante de aproximadamente 723.904 quilos de CO2 emitidos durante os dias da feira. Após o evento, esses fatores serão revisados e a neutralização ajustada, caso seja necessário. A neutralização do dióxido de carbono é feita de diversas maneiras, incluindo reflorestamento – focado no bioma Amazônico -, alteração da matriz energética, práticas agrícolas sustentáveis, entre outras iniciativas.
“Desde o ano passado, Ambipar e Mec Show estão juntas nessa parceria, que promete excelentes resultados, com ganhos ambientais e desenvolvimento de novos negócios. Enxergamos como estratégica e pioneira a iniciativa da Mec Show, tanto com o propósito de reduzir as emissões de carbono, quanto de compensar a parcela que não é possível reduzir”, afirma o diretor de ativos digitais da Ambipar, João Valente.
No entanto, essa não é a única ação da feira voltada para o meio ambiente. A prática do ESG também estará em discussão durante a Mec Show, que terá também uma gestão responsável dos resíduos.
“Focados na sustentabilidade, teremos sessões sobre práticas responsáveis e espaços interativos com demonstrações ao vivo de tecnologias inovadoras. A Mec Show é uma feira comprometida em implementar práticas que diminuem a emissão de gases de efeito estufa. E nos preocupamos com a gestão de resíduos, por isso teremos a triagem e valorização dos resíduos recicláveis e não recicláveis durante o evento”, conclui Bruna Meriguette, gestora da feira.
A MEC SHOW
Cada vez maior, a Mec Show chega a sua 17ª edição e promete superar as expectativas. São 14 painéis técnicos e 50 palestrantes de diversos estados brasileiros espalhados pela feira, além de mais 330 marcas e expositores. A expectativa é superar os 18 mil visitantes da edição anterior e movimentar R$ 200 milhões em negócios.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui