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Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança

Golpes no Dia das Mães acontecem principalmente com vendas falsas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Dia das Mães, celebrado neste domingo (11), é uma das datas mais celebradas pelo comércio do país. Movimenta milhões de reais e, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas subiram 6,8% em 2024, na comparação com o ano anterior.
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Tal volume de vendas torna-se um atrativo considerável para os golpistas. Diante deste cenário, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha Tem Cara de Golpe, destacando algumas das fraudes mais comuns praticadas pelos estelionatários e com orientações para a segurança das compras.
A principal dica da associação é para que os consumidores ativem os mecanismos de segurança em seus dispositivos, como a autenticação em duas etapas, a proteção de aplicativos bancários e o bloqueio remoto.
No caso de cair num golpe, o consumidor deve notificar imediatamente o banco ou a operadora de cartão pelos canais oficiais, além de registrar um boletim de ocorrência.
Entrega com maquininha manipulada
Criminosos se passam por entregadores de lojas e alegam que a pessoa ganhou um brinde. Para “receber”, a vítima deve pagar uma taxa – cuja única forma de pagamento é por cartão de crédito ou débito. Eles usam maquininhas com visor quebrado e cobram valores maiores.
Outra versão do golpe pede uma selfie da vítima. A imagem pode ser usada para roubo de identidade ou abertura de contas falsas.
Golpe do falso pedido online
Com sites falsos ou clonados, os golpistas oferecem promoções imperdíveis. O pagamento, geralmente por Pix ou boleto, vai para contas da quadrilha e o produto nunca é entregue. Para evitar esse golpe, compre apenas em sites confiáveis. Sempre digite o endereço oficial no navegador e confira os dados antes de pagar.
Golpe da falsa central de atendimento
Neste caso, estelionatários ligam fingindo ser do banco. Alegam compras suspeitas e pedem confirmação de dados. Com as informações, acessam contas e realizam transações por meio do cartão da vítima. Lembre-se: bancos não pedem senhas ou códigos por telefone. Em caso de dúvida, entre em contato com a central oficial.
Golpe com mensagens de texto falsas (SMS)
SMSs com links suspeitos se tornaram comuns. As mensagens dizem coisas como “resgate seus pontos” ou “clique para cancelar compra”. Ao clicar nesses links fraudulentos, a vítima é redirecionada para uma página muito semelhante à de uma loja ou instituição financeira verdadeira. Lá, os criminosos solicitam dados como CPF, conta, senha e até selfies.
Na dúvida, fale diretamente com seu gerente ou com a central de atendimento oficial da sua instituição financeira.
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*Com informações de Agência Brasil.
