fbpx

Dinheiro

Fique atento ao novo golpe nos cartões por aproximação

Entenda como você pode se proteger desse novo golpe

Publicado

em

Pagar compras por aproximação ficou perigoso. Foto: Divulgação

O consumidor brasileiro realmente não tem um minuto de paz. A facilidade de fazer pagamentos com cartão de crédito por aproximação pode virar uma grande dor de cabeça.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, divulgou nesta terça-feira uma nova modalidade de golpe que está sendo aplicada no mercado.

De acordo com as informações, os golpistas entram em contato com lojistas se passando por funcionários de empresas responsáveis pelas maquininhas. Com a desculpa de que se trata de uma manutenção, eles pedem que os lojistas acessem um link por meio do computador onde fica o sistema do aparelho.

Quando o lojista clica no link permite a instalação de um vírus que dá acesso remoto à maquininha.

Com isso, as máquinas passam a impedir a cobrança por aproximação, exibindo uma mensagem falsa de erro e pede para que seja inserido o cartão físico para fazer o pagamento.

Nem o lojista e nem o cliente percebem que se trata de um golpe. Ao usar o cartão físico, a vítima tem os dados capturados e os golpistas podem fazer compras mesmo com cartões protegidos por chip e senha.

Veja como se proteger:

• Use uma solução com várias camadas, que ofereça uma seleção ideal de tecnologias de proteção, para proporcionar o melhor nível de segurança possível para dispositivos com diferentes capacidades e cenários de implementação;

• Proteja sistemas antigos com uma segurança atualizada para que sejam otimizados para executar versões mais antigas do Windows e o pacote Microsoft mais recente com todas as funcionalidades. Isso garante que sua empresa conte com suporte total para as famílias mais antigas de software Microsoft para o futuro próximo e abre a possibilidade de se fazer o upgrade quando for necessário;

• Instale uma solução de segurança que proteja os dispositivos de diversos vetores de ataque.

• Para instituições financeiras que costumam ser vítimas desse tipo de fraude, a Kaspersky recomenda o uso do do Threat Attribution Engine para ajudar as equipes de resposta a encontrar e detectar arquivos do Prilex em ambientes atacados.

*Com informações do Infomoney.