Dinheiro
Cidade do ES está entre as que mais criaram vagas de emprego no Brasil
O levantamento foi feito com base nos dados do Novo Caged

O município de Aracruz é o terceiro que mais gerou emprego no país. Foto: Divulgação (Tesouro Nacional)
O município de Aracruz, no norte do Espírito Santo, é o terceiro colocado no ranking nacional das cidades que mais criaram empregos formais no Brasil em 2022.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O estudo foi realizado pela LCA Consultores com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
A cidade capixaba está atrás apenas de Barueri, em São Paulo, e Lauro de Freitas, na Bahia, que ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
De acordo com o levantamento, em 2022, o município de Aracruz teve saldo positivo de 3.293 novos vínculos formais.
Para se ter uma ideia, a cada grupo de mil habitantes, existem no município 36,12 vagas de trabalho.
A indústria foi a que mais absorveu a mão de obra, com 1.394 empregos formais. Em seguida, vem o de Serviços (909), Construção (533), Comércio (290) e Agropecuária(167).
O estoque de empregos formais encerrou o ano de 2022 naquele município em 29.417 vínculos.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracruz, José Eduardo, o município vive um momento importante e está recebendo grandes investimentos tanto públicos quanto privados.
Na área pública, ele destaca os investimentos do Porto da Imetame, a construção de condomínios habitacionais, comércio e setor hoteleiro.
Além disso, a prefeitura está com pacote de R$ 500 milhões até o fim do ano em obras de macrodrenagem e estação de tratamento de esgoto, que na sua avaliação são projetos que têm grande potencial para a geração de empregos.
“A entrada de Aracruz na Sudene também foi importante porque reforçou essa vocação de crescimento. O município está trabalhando com o programa Cidade Empreendedora. Estamos simplificando, desburocratizando e criando um ambiente de negócio favorável para implantar novos empregos no município”, destacou o secretário.
A segunda cidade melhor colocada no ranking é Vitória, na 24ª colocação com 7,8 mil vagas de trabalho. Em seguida, vem São Mateus em 69º lugar com 1,9 mil postos de emprego.
