fbpx

Dia a dia

Você sabe o que é “dumbphone”? Entenda a nova febre da tecnologia

Os aparelhos oferecem experiências mais diretas e menos viciantes por conta dos recursos limitados que apresentam

Publicado

em

Dumbphone apresenta recursos limitados. Foto: Reprodução/BBC

Dumbphone apresenta recursos limitados. Foto: Reprodução/BBC

Tela touchscreen, câmeras de excelente qualidade, memórias que parecem infinitas e centenas de aplicativos disponíveis… será que isso já é coisa do passado? Para algumas pessoas, sim. É que tem muito jovem por ai aderindo a moda dos “dumbphones”. Mas o que é isso?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os dumbphones, ou celulares burros, são nada mais do que aparelhos antigos. Aparelhos com botões, teclados númericos e que disponibilizam apenas SMS e ligações, além do clássico jogo da cobrinha, viraram febre no meio de jovens que querem passar por uma espécie de detox de redes sociais.

Se comparados aos smartphones, os “celulares burros”oferecem experiências mais diretas e menos viciantes por conta dos recursos limitados que apresentam. Embora alguns até sejam compatíveis com o WhatsApp, outras redes sociais não podem ser instaladas nos aparelhos.

> Celular Seguro: como usar o app que bloqueia aparelhos roubados

A busca crescente por esses aparelhos pode soar como um alerta para os impactos negativos no bem-estar da população. Outra explicação também está no sentimento de nostalgia, com os usuários que viveram entre as décadas de 1990 e 2000 tentam reviver os modelos “tijolão”, que apresentam um layout simples.

Como são?

Os dumbphones são aparelhos com teclado numérico e com telas de baixa resolução. São aqueles que é possível digitar, mas o alfabeto fica dividido no teclado numérico. Alguns apresentam o tipo flip, aqueles que abrem e fecham.

> Saiba como bloquear “BBB” e outros assuntos nas redes sociais

Esses modelos prometem um uso de bateria que podem chegar a dias, diferente dos aparelhos mais tecnológicos. A distração fica por conta dos joguinhos como “jogo da cobrinha”, e para compartilhar fotos, é via bluetooth. Para comunicação, o usuário de um dumbphone tem o SMS e a ligação de áudio como recurso.

Clássico dumbphone

Os mais comuns são os modelos Nokia 2280 e Nokia 3310, com teclados numéricos e carcaça ainda na cor azul ou preta. Há também os modelos flip, como Samsung e Motorola. Além desses, ainda existem os feature phones, como o BlackBerry e o Nokia C3, que têm acesso ao Wi-Fi e navegação via facebook. Mesmo com tecnologias diferentes, todos eles fazem parte do grupo de dumbphone.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui