fbpx

Dia a dia

Vitória retoma projeto e planeja túnel para ligação com Vila Velha

O projeto do túnel submerso não é novidade. Ele foi inicialmente proposto pelo governo do estado em 2010 e volta à pauta em 2024

Publicado

em

Vitória planeja construir túnel na Ilha de Santa Maria

Vitória planeja construir túnel na Ilha de Santa Maria. Foto: Reprodução/Google Street View

A Prefeitura de Vitória quer retomar um projeto para criação de uma nova alternativa de ligação viária com Vila Velha. Trata-se de um túnel submerso, passando por baixo do canal de Vitória. A ideia não é nova e já foi proposta pelo governo do estado em 2010, durante a administração de Paulo Hartung. A informação é do secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, e foi dada em entrevista nesta quarta-feira (17) ao Estúdio 360 da TV Capixaba/Band.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mariano explicou que o túnel é essencial para atender à demanda crescente de tráfego entre Vitória e Vila Velha. “A cidade e a região metropolitana estão crescendo rapidamente, o que é positivo para a economia do estado. Precisamos acompanhar essa demanda da sociedade e pensar no futuro”, afirmou o secretário.

> Beira-Mar vai ganhar mirantes e áreas ‘instagramáveis’ em Vitória

Como previsto anteriormente, o secretário mencionou que a ligação submersa seria feita entre a Ilha de Santa Maria ou Montebelo, em Vitória, até um ponto em Vila Velha. Essa discussão metropolitana está sendo liderada por Vitória através do Plano de Mobilidade, em colaboração com Vila Velha e o governo do estado.

Ainda não há um cronograma definido para o início das obras, mas a proposta já está sendo analisada e discutida com as autoridades competentes. “Precisamos pensar mais à frente e planejar para o futuro”, concluiu Mariano.

Com o retorno desse projeto, a Prefeitura de Vitória espera não apenas melhorar o trânsito na região, mas também fomentar o desenvolvimento urbano e econômico das duas cidades.

A construção do túnel também está dentro do Plano Leste de Mobilidade, que vai além das 21 alterações no trânsito que já estão sendo executadas para melhorar o acesso à Terceira Ponte. O plano é dividido em três etapas e atualmente está na primeira, buscando soluções para melhorar a fluidez no trânsito.

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

PRIMEIRA PROPOSTA DE TÚNEL?

Em 2010, em entrevista à Gazeta, o secretário de Transportes e Obras Públicas em exercício, Valdir Uliana, explicou que a ideia era construir quatro entradas: uma em Vitória, na Ilha de Santa Maria; e as outras três em Vila Velha, sendo uma em Aribiri, outra na avenida Carlos Lindenberg e a última entre o Canal Bigossi e a Glória. Como na época a previsão era de construção por parceria privada, haveria cobrança de pedágio, como na Terceira Ponte. No entanto, com a vitória de Renato Casagrande nas eleições daquele ano, a proposta não avançou.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui