fbpx

Dia a dia

Vídeo | Filhotes de tubarão assustam banhistas em Camburi

Muitos capixabas não sabem, mas a incidência de tubarão na região é antiga, inclusive, é por causa deles que o Porto de Tubarão tem esse nome

Publicado

em

Banhistas que estavam na Praia de Camburi, na tarde do último domingo (5), foram surpreendidos com a presença de filhotes de tubarão bem próximo à areia.

Os animais chamaram a atenção de quem estava no local e foi orientado a deixar a água para evitar possíveis ataques.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mas o que muitos não sabem é que a incidência de tubarão na região é antiga, inclusive, foi por causa deles que o Porto de Tubarão ganhou esse nome.

Segundo o biólogo e mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Daniel Gosser Motta, a espécie de tubarão encontrada em Camburi é o Rhizoprionodon porosus.

Esse animal é conhecido popularmente como cação-frango e não causa perigo aos seres humanos.

“A ocorrência de tubarões, seja ele filhote ou adulto, no litoral do Espírito Santo é comum, mas a sua proximidade da orla pode ocorrer por estarem atrás de algum cardume, debilitados, doentes ou para reprodução”, explicou.

O biólogo afasta também as especulações sobre a possibilidade dos “pais” dos filhotes estarem por perto.

“Não há cuidado parental nos tubarões, como na maioria dos peixes. Uma vez que eles nascem, tem que “se virar”, pois os pais não estarão por perto”, reforçou.

Embora não ofereça perigo, Motta explicou que todo animal selvagem oferece riscos de se defenderem de alguma forma.

“No caso do tubarão, com um mordida. Por isso, é protocolo retirar os banhistas do mar. No verão são mais comuns de serem encontrados em águas mais rasas”, destacou.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui