fbpx

Dia a dia

Vasectomia e laqueadura de graça. Veja quem pode e como fazer a cirurgia

As cirurgias de vasectomia ou laqueadura podem ser feitas de graça, mas o Governo eatabelece algumas regras para os procedimentos.

Publicado

em

Cirurgias de laqueadura vasectomia

As cirurgias de vasectomia e laqueadura podem ser feitas de graça pelo SUS. Foto: Divulgação

Homens e mulheres que não têm mais o desejo de terem filhos podem fazer no estado a cirurgia de laqueadura ou vasectomia de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a a Secretaria da Saúde (Sesa) o SUS oferece, como métodos contraceptivos, o dispositivo intrauterino (DIU), laqueadura-tubária (LT) e vasectomia, além de anticoncepção oral, injetável e preservativos masculino e feminino.

“O usuário deve buscar uma unidade de saúde para avaliação e tomar a decisão consciente da melhor forma de contracepção. O paciente então é encaminhado para um especialista, que indica, de acordo com a escolha do método de contracepção, os exames pré-operatórios e orientações para a cirurgia”, informou a Sesa.

Com funciona a cirurgia de vasectomia ou laqueadura

Para fazer os procedimentos, a pessoa deve ter, no mínimo, dois filhos vivos ou 21 anos. Para as situações em que a laqueadura pode ser feita no momento da cesariana, a lei estabelece o prazo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o parto.

Antes era necessária a autorização do cônjuge, mas desde o ano passado essa regra não é mais obrigatória. O serviço de saúde não oferece a cirurgia de reversão.

O procedimento da vasectomia leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação. Após a cirurgia, é necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 90 dias.

A laqueadura, por sua vez, é um procedimento cirúrgico que dura entre 40 minutos e uma hora. O objetivo é evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece nas trompas, para impedir a fecundação e, consequentemente, a gestação.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui