Dia a dia
Vai fechar? Saiba a real situação do hospital Santa Mônica em VV
O Hospital Santa Mônica, na Praia de Itaparica, em Vila Velha está passando por uma crise financeira
Mergulhado em uma crise financeira, o Hospital Santa Mônica, na Praia de Itaparica, em Vila Velha, tem sido alvo de diversos questionamentos sobre um suposto fechamento e encerramento das atividades. Em comunicado oficial, a instituição informou que o atendimento foi reduzido, o que causou ainda mais rumores sobre o seu funcionamento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Atualmente, o atendimento aos pacientes está limitado ao Pronto Socorro, que está funcionando apenas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. A reportagem do portal ES360 esteve no hospital na tarde desta quarta-feira (31) e no local apenas um médico fazia o atendimento no plantão.
No setor de Especialidades, apenas corredores vazios e consultórios fechados. No local, existe apenas um porteiro que é o responsável por atender o telefone e fazer o encaminhamento para quem procura algum tipo de informação. As consultas estão sendo marcadas de forma pontual.
O tempo em que a reportagem esteve no Santa Mônica, uma ex-funcionária apareceu para procurar informações sobre a rescisão do contrato de trabalho. Sem se identificar, ela contou que foi contratada por três meses, mas acabou desistindo da vaga por causa do atraso no pagamento do salário.
O serviço de maternidade e internação está suspenso. No PS existem apenas atendimentos ambulatoriais de urgência. Em caso de necessidade de internação, o paciente é transferido para outra unidade hospitalar.
Uma das entradas principais do hospital, que dá acesso à maternidade, por exemplo, está com as portas trancadas e com um aviso que o atendimento está limitado e entrada é pelo Pronto Socorro.
Ações trabalhistas
De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Espírito Santo, Valeska Fernandes Morais de Souza, o hospital possui diversas dívidas trabalhistas com antigos funcionários. Muitos, segundo ela, estão há mais de um ano esperando o pagamento.
Ela destacou que com as trocas de gestões, a dívida até hoje com os funcionários não foi quitada. “A dívida ficou e ninguém quer assumir a responsabilidade. Teve gestantes que foram desligadas e ficaram sem receber, o que é proibido pela legislação trabalhista. Não sabemos nem como aquele hospital está funcionando ainda”, declarou.
O que diz o Hospital Santa Mônica
Procurado pela reportagem, o representante dos cinco sócios que assumiram a gestão, Ayrton Torres, descartou a possibilidade de fechamento da instituição. A antiga administração era feita por uma empresa terceirizada, mas o comando do hospital foi retomado pelos cinco médicos proprietários da unidade.
Segundo Torres, desde junho foi necessária a readequação de alguns serviços para que houvesse um novo modelo de administração. Apesar da dívida ( o valor não foi divulgado) e da crise financeira que o hospital enfrenta, o objetivo é criar um Centro Tecnológico de Saúde, único no Espírito Santo, contando com tecnologias e processos de ponta com uso de telemedicina, Inteligência Artificial e projetos de medicina de alta complexidade.
“Este novo conceito revolucionário tornará viável a toda a população, muito em breve, uma medicina de fácil acesso e qualidade, resgatando a missão original da entidade. A previsão é de que esse modelo já esteja funcionando até o final do ano ou início de 2025, mas vamos trabalhar para que seja entregue o quanto antes”, explicou.
Sobre as dívidas trabalhistas, o representante afirmou que os sócios pretendem normalizar a situação. “O objetivo é um só: resolver todo o passivo trabalhista”. Ele contou ainda que foi preciso uma redução significativa dos funcionários que foram contratados pela empresa terceirizada, mas que em breve muitos deles serão chamados para ocupar os postos de trabalho.
Em relação aos salários, Torres explicou que a atual gestão está promovendo a regularização das pendências da administração anterior e mantendo as da atual administração em dia.
Saiba mais sobre o Hospital Santa Mônica
O Hospital Santa Mônica, nascido como “Casa de Saúde e Maternidade Santa Mônica” em 17 de fevereiro de 1978, foi criado por cinco médicos que apostaram na saúde privada no município de Vila Velha, que na época não existia algo parecido no mercado.
Ocupando um terreno de 9.315m² e mais de 12.600 m² de área construída em uma posição privilegiada, entre o mar de Itaparica e a Rodovia do Sol, o Hospital oferece uma estrutura física de internação em unidades de internação distribuída em 84 leitos e 32 apartamentos privativos, totalizando 116 leitos em ambientes que podem ser modulados conforme a necessidade de momento, adequando o espaço para enfermarias ou para apartamentos, segundo o perfil da demanda. No total, incluindo berçário de alojamento conjunto, day clinic, enfermarias e apartamentos, o Hospital oferece uma capacidade de internamento de 175 leitos.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui