Dia a dia
Um em cada quatro jovens leva pais para entrevistas de emprego. Entenda
Pesquisa revelou que 70% dos entrevistados afirmaram que pediram ajuda aos pais para procurar emprego, e 25% os levaram às entrevistas
Um em cada quatro candidatos da Geração Z levou os pais para a entrevista de emprego, segundo uma pesquisa realizada pela Resume Templates. O levantamento entrevistou 1.428 jovens nos EUA que estavam em busca de trabalho neste ano. Além disso, 70% dos entrevistados afirmaram que pediram ajuda aos pais para procurar emprego, e 25% os levaram diretamente às entrevistas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A pesquisa também revelou que 16% dos candidatos pediram aos pais para enviar o requerimento de emprego em seu nome. Embora a presença física dos pais na entrevista não seja ideal, eles podem apoiar seus filhos ensaiando respostas para perguntas do empregador, além de ajudar com mentoria e networking. No entanto, a recomendação é que haja moderação ao auxiliar os jovens na criação de currículos e candidaturas.
Ainda segundo o levantamento, um em cada dez candidatos solicitou que os pais escrevessem seus currículos. As mães tendem a ajudar mais na busca por emprego, mas 83% dos recém-empregados da Geração Z acreditam que o sucesso de sua contratação se deve ao apoio familiar.
A pesquisa foi divulgada em um momento de dificuldades para a Geração Z no mercado de trabalho. De acordo com outro estudo da Intelligent.com, seis em cada dez empregadores demitiram jovens contratados logo após a formatura. Um em cada sete empregadores também indicou que pode deixar de contratar recém-formados no próximo ano, citando problemas relacionados a habilidades de comunicação, profissionalismo e falta de motivação entre os jovens trabalhadores.
Geração Z
A Geração Z se refere às pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e o início de 2010. Essa geração é caracterizada por ter crescido em um mundo altamente conectado à internet e à tecnologia digital, sendo a primeira a ter contato direto com smartphones, redes sociais e outras inovações tecnológicas desde cedo.
Essa geração também é marcada por uma grande diversidade e inclusividade, abraçando causas sociais como igualdade de gênero, direitos LGBTQIA+ e sustentabilidade ambiental. No mercado de trabalho, enfrentam desafios de adaptação a ambientes corporativos mais tradicionais, ao mesmo tempo em que buscam flexibilidade e oportunidades empreendedoras.
*Com informações de O Globo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui