Dia a dia
Ufes abre inscrições para pesquisa contra a obesidade
Inscritos passarão por avaliações cardiorrespiratória, de composição corporal por bioimpedância, de pressão arterial e por exames de sangue
Uma pesquisa de doutorado realizada pelo Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) quer analisar os benefícios de uma nova modalidade de atividade física para a saúde de pessoas com obesidade. O estudo deverá contar com a participação de 20 voluntários, que podem se inscrever pela internet. Eles passarão por avaliações cardiorrespiratória, de composição corporal por bioimpedância, de pressão arterial e por exames de sangue.
O doutorando e pesquisador do Laboratório de Fisiologia do Exercício, Victor Hugo Gasparini Neto, responsável pelo estudo, explica que a atividade física combina treino de alta intensidade – conhecido como Hiit – e elástico. “A resistência elástica aliada ao exercício de alta intensidade é um método acessível, barato e que também tem a vantagem de não ser monótono”, explica.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O objetivo do estudo é saber se a atividade é eficaz na redução da pressão arterial e na melhoria da variabilidade da frequência cardíaca.
As avaliações presenciais do projeto acontecem a partir do dia 20, e os voluntários selecionados participarão de quatro encontros, sendo três preparatórios. No quarto encontro, eles participam de uma sessão de exercícios de alta intensidade com duração de 20 minutos.
Para se inscrever, os voluntários devem ter entre 18 e 55 anos, IMC (Índice de Massa Corporal) entre 35 e 45 kg/m2 (caracterizando obesidade), estar sem praticar exercícios físicos nos últimos três meses e ter disponibilidade para as avaliações, que terão duração de duas horas.
O estudo deve ser concluído até o final do ano. Caso os resultados sejam satisfatórios, o grupo pretende fazer um projeto de extensão para oferecer a atividade física regularmente às pessoas com obesidade.
