fbpx

Dia a dia

Três alertas de tempestade e queda de granizo para o ES; veja a lista

No Espírito Santo, as chuvas serão menos intensas em comparação com os estados vizinhos, mas poderá registrar acumulados superiores a 40 mm

Publicado

em

Dia nublado, chuva, nuvens. Tempo fechado

Chuva e frio: alerta permanece para 21 cidades capixabas. Foto: Patrícia Battestin

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestade para o Espírito Santo, válidos até o próximo domingo (20). As regiões do estado estarão sujeitas a chuvas intensas, ventos fortes e até queda de granizo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O primeiro alerta laranja, que representa perigo de tempestade, é direcionado para os municípios de Dores do Rio Preto, Ibitirama e Iúna. A previsão indica chuvas de 30 a 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia, com ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Esse alerta é válido até 23h59 desta sexta-feira (18).

Além disso, o Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de tempestade para todos os 78 municípios do Espírito Santo. Esse alerta, válido até 23h59 deste sábado (19), indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

A partir de meia-noite deste sábado (19) até 10h de domingo (20), 20 municípios do estado estarão sob alerta laranja novamente. Assim como no primeiro alerta, são esperadas chuvas de 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, ventos intensos e granizo.

Municípios em alerta:
Alegre
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Presidente Kennedy
São José do Calçado

Previsão de tempo instável

De acordo com o Climatempo, a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil enfrentará uma sequência de tempo instável até a próxima segunda-feira (21), com chuvas significativas e temporais em áreas isoladas. Esse cenário meteorológico é causado pela combinação de um cavado em altos níveis da atmosfera e duas áreas de baixa pressão, que criam condições favoráveis para o aumento da umidade e o desenvolvimento de tempestades.

No Espírito Santo, as chuvas serão menos intensas em comparação com os estados vizinhos, mas a faixa sul do estado, especialmente nas regiões próximas a Minas Gerais e Rio de Janeiro, poderá registrar acumulados superiores a 40 mm.

Fim de semana de chuva?

No sábado (19), a umidade trazida pelos ventos costeiros volta a provocar chuvas passageiras na madrugada, manhã e noite, entre a Grande Vitória e o litoral norte. Há também previsão de chuva rápida em pontos do norte capixaba e no leste da região Serrana, exceto no sul da região Noroeste. Nas demais áreas do estado, o tempo permanece seco. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com rajadas entre o litoral sul e a região metropolitana.

O domingo (20) terá chuva rápida na madrugada e manhã apenas no litoral norte, com tempo aberto nos demais períodos. A partir da tarde, áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade provocam pancadas de chuva com trovoadas em trechos das regiões Sul, Serrana e Noroeste. Não há previsão de chuva nas demais áreas do estado, incluindo a Grande Vitória. Os ventos sopram com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas entre o litoral sul e a região metropolitana.

A partir de segunda-feira (21), a passagem de uma frente fria pelo litoral aumentará a instabilidade no estado, com previsão de chuva em várias regiões ao longo do dia.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui