fbpx

Dia a dia

Surfista que encarou maior onda do mundo vai treinar em Vila Velha 

O atleta Vini dos Santos chegou a Vila Velha e foi recebido pelo prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo

Publicado

em

Vini dos Santos desceu a maior onda do mundo em Portugal. Foto: Divulgação (Rede Social/Lx Wave Factory)

O surfista profissional Vinicius dos Santos Figueiredo, conhecido como Vini dos Santos, chegou em Vila Velha para treinar na Avalanche, um ponto no litoral canela-verde e onde estão as maiores ondas do Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O atleta, especialista em big rider (onda gigante), ganhou destaque em 2022, quando desceu, em Nazaré (ao Norte de Lisboa), a maior onda do mundo, com cerca de 30 metros de altura.

“Essa onda me projetou, aumentou meu destaque no cenário internacional e me rendeu aparição especial em uma grande produção de Hollywood, que estreou recentemente nos cinemas ao redor do mundo”, disse. O documentário “Ground Swell” contou com a participação de grandes estrelas do surfe e do esporte, como Kai Lenny e Laird Hamilton.

Vini dos Santos veio à cidade para conhecer alguns dos picos de grande onda mais importantes do Brasil.

Além da Avalanche, que fica a 4 km do litoral da Praia da Costa, o atleta também vai descer as ondas do Coral do Céu, situado 2 km mar adentro, no litoral de Itapuã; e o D2, distante 1,5 km da Praia da Costa.

Segundo o atleta, que tem amigos em Vila Velha, os picos de ondas grandes no município são os melhores do país.  “Apresentam formações perfeitas e ondas que quebram sempre no mesmo lugar. Minha expectativa é descer as maiores ondas do Brasil nos próximos dias, quando a ondulação no sentido leste-sudeste promete sequências imperdíveis. Agradeço a oportunidade de passar alguns dias treinando aqui, neste verdadeiro paraíso”, afirmou o atleta.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, recebeu o surfista em seu gabinete e garantiu que o município está de portas abertas para atletas de alto rendimento e desportistas de todas as modalidades, sejam iniciantes ou profissionais.

Vini dos Santos foi recebido pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. Foto: Divulgação (Prefeitura)

“É uma grande honra receber em nossa cidade o surfista mais destemido do Brasil, que é motivo de alegria para o esporte canela-verde, pois sua presença certamente atrai a atenção de outros surfistas brasileiros e de todo o mundo, que também vão querer conhecer nossos picos de ondas grandes e, consequentemente, nossas praias e atrativos turísticos”, comentou.

História

Ainda bem jovem, com 12 anos, Vini dos Santos começou a surfar ondas maiores, utilizando o equipamento de seu pai, na Praia da Vila, em Imbituba (Sul de Santa Catarina). Mais tarde, passou a dedicar sua vida a remar nas maiores ondas do planeta, viajando sozinho para conhecer e surfar todas as grandes ondulações que estivessem ao seu alcance.

Agora, a biografia do brasileiro, que entrou para a história do surfe mundial, passou a ser representada eternamente no Museu de Surfe do Farol de Nazaré. Lá, no “hall da fama” desta tradicional vila portuguesa, sua história e o equipamento que utilizou para descer a maior onda do planeta estão em exposição, totalmente acessíveis à visitação pública.