Dia a dia
Sistema Aquaviário terá novos barcos e mais duas estações
A ampliação do Aquaviário foi anunciada pelo governador Renato Casagrande

O sistema Aquaviário vai ser ampliado com novos barcos e novas estações. Foto: Divulgação (Semobi)
O sistema Aquaviário da Grande Vitória vai ganhar reforço com oito embarcações e a construção de novas estações. O edital para a ampliação foi anunciado nesta terça-feira (6) pelo governador do estado, Renato Casagrande, que destacou o crescimento do serviço de transporte hidroviário iniciado em 2023, após mais de duas décadas desativado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O novo contrato prevê seis embarcações em operação e duas de reserva, todas com ar-condicionado, bicicletário, Wi-Fi, banheiro e acessibilidade. Com a expansão, será possível criar uma nova linha com atendimento na região de São Pedro, em Vitória, e conexão à Rodoviária de Vitória.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) também prevê a construção de duas novas estações até julho: uma na Praça Pio XII, no Centro de Vitória, e outra no antigo Terminal Dom Bosco, também na capital. As estruturas seguirão o padrão já adotado: flutuante, passarela, cadeiras de espera e acessibilidade total.
Atualmente, o sistema Aquaviário possui três estações em funcionamento e uma quarta em construção, na região da rodoviária. O serviço é integrado ao sistema Transcol por meio do Cartão GV e atende cerca de duas mil pessoas por dia. Com a ampliação, a expectativa é dobrar esse número.
“O Aquaviário será fundamental para regiões como São Pedro, Ilha das Caieiras, Vila Rubim e Centro de Vitória. Ele também se consolida como ativo turístico e uma forma diferente de enxergar a cidade, pelo mar”, afirmou Casagrande.
Segundo o secretário Fábio Damasceno, a expansão atende ao potencial do sistema. “O Aquaviário tem sido uma experiência muito positiva. A ampliação do sistema atende ao seu grande potencial, com novas estações, inclusive na região de São Pedro, e por isso vamos focar agora na sua expansão. Estamos conectando mais pessoas e mais territórios, com integração, segurança e conforto”, destacou.
