Dia a dia
Segunda via da CNH de graça para vítimas das chuvas
Quem perdeu outros documentos referentes ao veículo também poderá solicitar segunda via ao Detran/ES
Os moradores das localidades afetadas pelas chuvas poderão realizar uma série de serviços gratuitos no Detran/ES, a começar pela segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para quem perdeu ou danificou. Para isso, é necessário que o condutor esteja munido de cópia de documento com foto e de comprovante de residência ou declaração de domicílio. O documento precisa ter sido emitido Detran|ES.
Para solicitar a 2ª via do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o motorista deve ir a uma Ciretran ou PAV e realizar a vistoria com servidores do Detran|ES para que seja disponibilizado o novo documento. O mesmo procedimento é válido para a perda de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que é de porte obrigatório.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Para garantir estes serviços aos cidadãos capixabas, o Detran|ES se baseia na lei estadual nº 10.019, de 27 de maio de 2013, que dispõe sobre a isenção de taxas para expedição de segunda via de documentos às vítimas de catástrofe natural no estado.
Placa
Quem tiver perdido ou danificado a placa do veículo nas cidades prejudicas pelas chuvas também pode se dirigir à Ciretran mais próxima e solicitar o serviço de conversão de placa Mercosul, que, para este caso, não terá cobrança de taxa do Detran e a vistoria será realizada por servidores do órgão. Após abertura do serviço, o proprietário receberá um SMS com o código autorizador do emplacamento e deverá se dirigir com o veículo até uma empresa de placas credenciada para comprar e instalar a placa. Finalizado o procedimento, o interessado deverá retirar seu novo documento do veículo na Ciretran.
Caso o veículo já tenha placa no modelo Mercosul, basta ir até a unidade do Detran|ES para solicitar a autorização para confeccionar a placa de reposição e se dirigir à estampadora para compra e afixação da placa. Neste caso, também não há cobrança de taxa do Detran|ES. Para os dois serviços, o proprietário deve levar original e cópia do Certificado de Registro de Veículos (CRV), original e cópia de documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência atualizado ou declaração de domicílio.
Nos casos de veículos que se encontram em estado irrecuperável causado pela catástrofe natural nas localidades afetadas na região sul do Estado, o proprietário deverá se dirigir até a Ciretran mais próxima munido do recorte da parte do chassi do veículo que possui a numeração e as placas para realizar o serviço de baixa total do veículo no sistema do Detran|ES, além da obtenção do Nada Consta de Multas. Para o procedimento, é preciso que o veículo não tenha débitos em atraso (IPVA, Licenciamento e multas).
