Dia a dia
Secretário alerta para aumento de casos de covid-19 entre jovens
Em uma rede social, Nésio Fernandes destacou que pessoas com idade entre 20 e 29 anos são os principais vetores do coronavírus
O número de novos casos de covid-19 entre jovens tem crescido de forma acelerada nas últimas semanas, no Espírito Santo. Desde o início da pandemia, 37 mil pessoas com idade entre 20 e 29 anos tiveram diagnóstico positivo para a doença. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, praticamente metade desses casos foi confirmado desde setembro.
Em uma sequência de postagens em uma rede social, o Fernandes chama a atenção para o fato de que os jovens são vetores importantes da covid-19, apesar de a taxa de letalidade entre eles ser considerada baixa. Em média, uma pessoa morre a cada mil infectados com idades entre 20 e 29 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Durante toda a pandemia, 30.305 pessoas com mais de 60 anos foram infectadas e confirmadas de infecção pela COVID-19. A cada 1.000 idosos infectados, 112,52 morreram, enquanto que no mesmo período, a cada 1.000 jovens entre 20-29 anos infectados, 1,23 perdeu a vida. pic.twitter.com/mkP9p3kYgm
— Nésio Fernandes de Medeiros Junior (@dr_nesio) December 10, 2020
O número de novos casos entre os jovens vêm avançando rapidamente. Em setembro, eram 3.804 testes positivos para essa faixa etária. Dois meses depois, em novembro, o número saltou para 7.781, um aumento de 105,55%.
Com o avanço do número de casos entre os jovens, o número de mortes para essa parcela da população também está em crescimento. Em setembro, uma pessoa que tinha idade entre 20 e 29 anos morreu em decorrência da covid-19. Já em novembro, foram cinco mortes.
Nésio Fernandes questiona as pessoas que insistem em participar de aglomerações e não respeitar medidas que reduzem o contágio do vírus, como o uso de máscaras: “a balada e a festa vale a vida dos nossos entes queridos?”, indagou.
Peço e recomendo a população, em especial aos jovens, não façam festas, não promovam aglomerações de qualquer tipo, preservem suas atividades nos próximos 90 dias, mobilizem a sociedade a desenvolver a empatia e a dar valor a vida de todos, principalmente dos nossos idosos.
— Nésio Fernandes de Medeiros Junior (@dr_nesio) December 10, 2020
O secretário encerrou a sequência de post pedindo para que a população evite aglomerações nas festas de fim de ano. “Neste fim de ano, recomendo que não realizem festas de família com idosos, não valerá a pena nenhum ‘covidão natalino’ ou uma ‘virada no covidão’. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça, pois seus olhos não verão os seus idosos serem enterrados.”
