Dia a dia
Ritmo de mortes por covid-19 dobra no Espírito Santo
Levantamento da Fiocruz mostra que mortes que dobravam em 8 dias passaram a duplicar em 4 dias no estado
Com 18 mortes confirmadas pelo novo coronavírus até terça-feira (14), o Espírito Santo teve aumento no ritmo dos óbitos. Segundo dados contabilizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o número de mortes, que dobrava a cada oito dias desde o início de abril, passou a duplicar a cada quatro dias no último dado registrado no dia 14 de abril. Quando se leva em consideração a média do período, o Espírito Santo está em sétimo lugar entre os estados que duplicaram os casos em um intervalo menor de dias, com dobra a cada seis dias.

Mortes registradas no Espírito Santo. Foto: Reprodução Fiocruz
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O padrão se difere do apresentado por outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em que o ritmo de duplicação de mortes está se distanciando. Em São Paulo, por exemplo, essa duplicação ocorria a cada quatro dias e agora está em seis.
No Rio de Janeiro, os casos, que dobravam a cada três dias, passaram a duplicar entre cinco a seis dias. Nos dados consolidados no Brasil as linhas que apontam as duplicações de mortes também estão se distanciando, ao contrário do apresentado no Espírito Santo.
Em relação ao número de casos de coronavírus, o estado também está num ritmo mais acelerado nas confirmações. Segundo o índice da Fiocruz, os casos levam 5,89 dias para dobrar no Espírito Santo, enquanto em São Paulo, demora 8,95 dias para ocorrer essa duplicação. Em Minas Gerais esse mesmo índice está em 11,21 e no Rio de Janeiro, 6,82 dias.
