Dia a dia
Recupera: celulares roubados serão devolvidos nesta quarta-feira
Mais de 200 celulares serão entregues para os verdadeiros donos durante cerimônia no Palácio Anchieta
Os mais de 200 aparelhos de celular com restrição de furto ou roubo, resgatados na primeira fase do Projeto Recupera, serão entregues aos verdadeiros proprietários nesta quarta-feira (07). A restituição acontecerá durante uma cerimônia com a presença do governador Renato Casagrande.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em dois dias 212 pessoas compareceram nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha para entregar celulares que estavam com restrição de furto ou roubo. “Foram 502 intimações, via WhatsApp para comparecimento na sexta-feira (26) e sábado (27). Dessas 212 pessoas compareceram e a gente acredita que outras compareçam ao longo da semana, mesmo que o prazo estipulado já tenha finalizado”, disse o delegado Jordano Gasperazzo, durante entrevista na rádio BandNews FM Espírito Santo.
Os destinatários das intimações foram informados via WhatsApp sobre a restrição de roubo do celular, além dos detalhes sobre a data, horário e local da delegacia para a devolução do aparelho. As intimações foram enviadas entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), com prazo de devolução encerrado no sábado (27). Os celulares recuperados serão devolvidos aos proprietários em data a ser anunciada.
“A primeira etapa foi bem-sucedida, com mais de 40% de recuperação dos aparelhos. Nosso objetivo com o Projeto Recupera é não apenas combater o crime de roubo e furto de celulares, mas também proporcionar uma maior sensação de segurança à população capixaba,” disse o secretário Eugênio Ricas.
Recebeu mensagem e não devolveu
Os cidadãos que receberam intimações e não devolveram os podem procurar a delegacia nos próximos dias para evitar consequências judiciais. “A pessoa que recebeu a intimação e não compareceu, ela precisa ter o conhecimento que a Polícia já sabe quem ela é, já tem os dados dela. Então mesmo que ela se desfaça do aparelho nós vamos conseguir chegar nesta pessoa e nós temos um dado técnico comprovando que ela estava de posse deste aparelho, então a situação pode se agravar muito”, disse Jordano.
O delegado ainda explicou que a partir desta semana a Polícia Civil irá realizar ações que viram a recuperação dos celulares. “Essa pessoa pode ser alvo de uma busca e apreensão domiciliar na casa dela às 6h da manhã, com policiais cumprindo mandado de busca e apreensão. Ou sendo intimadas para comparecer numa delegacia, ou numa diligência for verificado que o aparelho está em poder desta pessoa, ser autuada em flagrante de delito, ser presa, por crime de receptação, então é uma situação muito grave.”
Projeto Recupera
O Projeto Recupera é uma operação permanente que será expandida para outros municípios. A recuperação dos aparelhos é feita através de tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, com a colaboração das operadoras de telefonia e outras autoridades de segurança pública. As vítimas de roubo ou furto de celular devem registrar um Boletim de Ocorrência e fornecer o número do IMEI para possibilitar o rastreamento do aparelho.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui