fbpx

Dia a dia

Quadrilha usava Instagram para vender “cogumelos mágicos” no ES

Homem de 37 anos foi preso em flagrante durante ação da Operação PsicoSe, que investiga tráfico de drogas no país

Publicado

em

Polícia encontra 446 cogumelos alucinógenos em Vitória

Polícia encontra 446 cogumelos alucinógenos em Vitória. Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Espírito Santo apreendeu 446 unidades de cogumelos alucinógenos, conhecidos como “cogumelos mágicos”, em uma residência no bairro Antônio Honório, em Vitória. A ação aconteceu nesta quinta-feira (4) durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão da Operação PsicoSe, coordenada pela Polícia Civil do Distrito Federal. O endereço era de um homem de 37 anos, que acabou preso em flagrante.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Detalhes da operação

Segundo a delegada Fernanda Prado, da Denarc no Espírito Santo, foi identificado um indivíduo que, por intermédio de uma empresa, adquiria material ilícito e revendia no estado.

A investigação apontou que, entre agosto de 2024 e junho de 2025, esse investigado realizou 43 encomendas do esquema de comércio de cogumelos alucinógenos, totalizando aproximadamente 32 quilos da substância.

“Esse investigado adquiriu durante esse período 43 encomendas desse esquema ilícito de comércio de cogumelos alucinógenos, que somam aproximadamente 32 quilos. Ao ser identificado, representamos pela expedição de mandado de busca e apreensão em desfavor dele, que foi cumprido hoje com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal”, afirmou a delegada Fernanda Prado.

Durante as buscas na residência do investigado, foram encontrados 446 unidades de cogumelos embalados a vácuo e prontos para a venda.


De acordo com a Polícia Civil, os cogumelos estavam divididos em diferentes tipos e embalagens, prontos para distribuição. Entre eles:

  • 35 unidades tipo Thai Pink
  • 153 unidades tipo Envy 07
  • 93 unidades tipo Envy 07
  • 126 unidades tipo Golden
  • 20 unidades tipo Envy Albino
  • 16 unidades tipo Shakti
  • 3 unidades já separadas em caixas para envio

Substâncias proibidas

A análise preliminar apontou a presença de psilocibina e psilocina, substâncias psicotrópicas proibidas pela Anvisa pela Portaria nº 344/1998. O material foi recolhido e encaminhado para perícia.

Prisão em flagrante

O suspeito foi autuado por tráfico de drogas e levado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam no âmbito nacional da Operação PsicoSe, que busca desarticular o comércio ilegal de cogumelos alucinógenos.

Como era o esquema:

A investigação teve início a partir do monitoramento de redes sociais e websites que anunciavam a venda dos entorpecentes. Páginas no Instagram eram utilizadas para atrair interessados, que eram direcionados para sites e grupos de aplicativos de mensagens, onde ocorriam as negociações.

As drogas eram remetidas pelos Correios e por empresas de logística em um esquema semelhante ao dropshipping, modelo em que pedidos feitos a uma empresa eram enviados por outra, dificultando a fiscalização e o rastreamento. Foram identificadas 3.718 encomendas postais, que totalizam aproximadamente uma tonelada e meia de drogas enviadas para diversas regiões do país. A investigação revelou ainda que a rede utilizava pessoas jurídicas de fachada, registradas no ramo alimentício, para ocultar a origem ilícita dos valores.p

LEIA TAMBÉM: